Falta de quorum inviabiliza realização de Assembleia nesta quarta

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 11h14min

Tag(s): Assembleia



 

Com o objetivo de apreciar e deliberar sobre o ajuizamento das ações coletivas, bem como sobre o parecer do Conselho Fiscal, referente à Prestação de Contas do Exercício do ano de 2013, e a negociação salarial para 2016-2018, o ADURN-Sindicato convocou Assembleia Ordinária para esta quarta-feira, 19 de novembro.

Obedecendo o horário para sua instalação, a primeira convocação aconteceu às 9h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, com segunda convocação às 9h30min. Contudo, não foi atingido o quorum necessário para sua realização, com a presença de pelo menos 2% dos atuais 2.417 sindicalizados.

A presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira, lamentou a falta de quorum, que inviabilizou a instalação da Assembleia, e apresentou alguns informes em relação ao grupo de trabalho, fruto do último acordo assinado pelo PROIFES-Federação com o governo federal, que vem discutindo o processo de expansão das Universidades, da expectativa de entrega das agendas aos professores ainda em dezembro deste ano, bem como sobre a realização de um luau para inauguração do espaço de convivência que está sendo finalizado em frente ao ADURN-Sindicato e que contará com a apresentação do coral do projeto Sinta Amor.

A professora Carmélia Martins, coordenadora do Sinta Amor, expôs o objetivo e a dinâmica do projeto que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos professores aposentados da UFRN, através da oferta de uma série de atividades integradas, de caráter preventivo e de manutenção da saúde integral.

“O Sinta Amor pretende preencher uma lacuna no tocante a uma assistência ao professor aposentado através de atividades diversificadas contemplando tanto a parte intelectual como a parte voltada para o lazer e exercícios físicos, promovendo assim a saúde e bem estar desse segmento. O professor aposentado vai se sentir acolhido pela UFRN. É uma forma de reconhecimento do trabalho que foi prestado por ele à Instituição”, ressaltou a professora Carmélia Martins.

O diretor de assuntos de aposentadoria do ADURN-Sindicato, Jandir Brandão, falou sobre a repercussão da realização do 5º Encontro dos Professores Aposentados (EPA) no último dia 4 de novembro, e a importância da manutenção destas atividades, e esclareceu os professores sobre o pagamento das Urpinhas, que vem sendo realizado desde o dia 7 de novembro.

A importância da participação dos professores, especialmente os aposentados, na vida do Sindicato foi levantada pelo professor Raimundo Nonato, e reforçada por outros docentes presentes.

A advogada do Sindicato, Andreia Munemassa, aproveitou a oportunidade para informar aos presentes sobre o andamento do processo dos Precatórios, que já tem parecer do Ministério do Trabalho. “Estamos na reta final em termos de julgamento”, afirmou.

Ao apresentar as ações que irão ser colocadas para apreciação dos professores, Andreia solicitou aos presentes o empenho na mobilização dos colegas docentes, “pois este é um momento importante para discutir e aprovar o ajuizamento de novas ações coletivas”.

Durante os informes, houve ainda um momento de muita emoção, quando um dos fundadores da ADURN, Sebastião Alves Carneiro, fez um breve relato sobre o movimento de organização política dos docentes em 1979 e relatou como ocorreu seu processo de saída na Universidade, finalizando com a afirmativa de que entrará na justiça pelo direito de reintegração à Instituição.

Ao encerrar os debates, a professora Ângela Ferreira, afirmou que a Diretoria do ADURN-Sindicato fará nova convocação e pediu aos colegas para se fazerem presentes para que a próxima obtenha êxito, e ressaltou a importância do debate e participação dos docentes também na vida política do país. Segundo a dirigente, o Sindicato deverá realizar um debate sobre a conjuntura nacional com o objetivo de articular forças para negociação salarial.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]