Professores da UFRN comemoram Dia do Aposentado em Café da Manhã

Publicado em 23 de janeiro de 2015 às 11h48min

Tag(s): Aposentados



Na manhã desta sexta-feira (23), mais de cem professores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniram-se em um café da manhã promovido pelo ADURN-Sindicato, a APURN, Credsuper e Unicoopes-RN em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado.

Em sua terceira edição, o evento aconteceu no Restaurante da APURN, no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Central da UFRN, e contou com a presença da reitora Ângela Paiva; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emanuel Pereira; do homenageado Henrique Eduardo Alves; do secretário estadual de Esporte, George Câmara; da secretária estadual de políticas para as Mulheres, Tereza Freire; do vereador Hugo Manso; da presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira; do presidente da APURN, Francisco Freitas Filho; do presidente da Cooperativa de Crédito dos Servidores da UFRN (CREDSUPER), Manoel Santa Rosa Macedo da Silveira, e do presidente da CAURN, Joseleno Marques.

Após apresentação musical do coral do Projeto Sinta Amor, composto por professores aposentados da UFRN, o encontro foi aberto pelo presidente da APURN, Francisco Freitas Filho, que destacou o objetivo central em promover a confraternização dos docentes aposentados da UFRN. Para o professor, a ampliação das parcerias demonstra a importância do encontro, “que passa a fazer parte do calendário de atividades da Universidade”.

Ao falar sobre as homenagens a ser entregue à senadora Fátima Bezerra, ao senador Garibaldi Alves e ao deputado Henrique Eduardo Alves, o dirigente ressaltou a contribuição dos parlamentares norte-rio-grandenses na luta dos professores da UFRN e pelo apoio prestado aos docentes no andamento da ação dos Precatórios.

Após a entrega da placa, o deputado Henrique Eduardo Alves disse não ser necessário agradecer o empenho no andamento do processo, afirmando ter feito por dever do cargo. “Fiz por uma causa justa. Este não poderia ser o único Precatório a não ser ganho entre as Universidades do Brasil”.

Como presidente da Comissão dos Precatórios, o vice-presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, falou da justiça que será feita aos professores da UFRN contemplados pela ação. “Represento hoje aqueles que há 23 anos foram injustiçados”, enfatizou o dirigente.

Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a confraternização é um item importante para valorizar as pessoas que ajudaram na construção da Instituição, pela dedicação de tantos anos ao trabalho. Em seu discurso, ela afirmou que os aposentados “são parte da Instituição, independente se está ativo ou não. Aqui é um momento de tê-los conosco, é um reencontro. Quero creditar a vocês o sucesso da UFRN, um salto que se deve a grande reestruturação acadêmica e vocês fazem parte dessa conquista”. Na oportunidade a reitora ainda destacou que promover atividades voltadas para o bem estar e a qualidade de vida daqueles que fizeram e fazem parte da Instituição é um objetivo da sua gestão.

A presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira, deu as boas-vindas aos professores presentes e destacou a importância da promoção de eventos voltados para os docentes aposentados. A dirigente ressaltou, ainda, a força, o poder de mobilização e a participação ativa dos aposentados nas questões sindicais.

A dirigente destacou o papel da Comissão dos Precatórios e da Assessora Jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa, na conquista de uma das maiores vitórias do Movimento Docente do Rio Grande do Norte.

Angela enfatizou ainda o papel dos professores aposentados na tarefa de mostrar a importância que o processo dos Precatórios tem para significativa parcela dos sindicalizados da ADURN.

A professora ressaltou o apoio oferecido pela diretoria à comissão dos precatórios, disponibilizando recursos e viabilizando toda a logística, no sentido de resolver essa questão. “Garantimos em nossas reuniões e Assembleias que isso seria resolvido, e todas as reuniões que a Comissão dos Precatórios participou em Brasília com políticos e membros do TST foi no sentido de acelerar o processo para que ele fosse a julgamento na maior brevidade de tempo possível, o que de fato conseguimos”, ressaltou Angela Fernandes.

Encerrando as falas, a assessora jurídica do ADURN-Sindicato, Andreia Munemassa, falou que a vitória dessa ação representa antes de tudo uma vitória jurídica, uma vez que de fato é uma ação processualmente complexa, que exigiu um forte embasamento jurídico capaz de desconstruir uma ação rescisória anterior. Mas, além da questão jurídica, Andreia ressaltou que “a vitória na ação representa a justiça que será feita aos professores da UFRN”.

Dia Nacional dos Aposentados

O Dia Nacional do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926/81, quando também é comemorado o Dia da Previdência Social.

 

Veja mais fotos do evento AQUI

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]