Comissão da Verdade da UFRN lança livro com Relatório de Atividades

Publicado em 07 de outubro de 2015 às 11h28min

Tag(s): Comissão da Verdade



Após três anos de coleta de dados sobre circunstâncias e autoria das graves violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Comissão da Verdade da UFRN apresenta na próxima quarta (14), às 9h, o seu Relatório de Atividades em formato de livro. A cerimônia, com a presença da reitora Ângela Paiva, acontece no auditório da Reitoria.

Criada em dezembro de 2012, a Comissão investigou violações de direitos humanos e liberdades individuais ocorridas entre 1º de abril de 1964, data do golpe militar e início da intervenção na universidade, até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição democrática brasileira.

Na UFRN, a presidência da Comissão ficou a cargo do professor Carlos Roberto de Miranda e contou com a colaboração de mais sete membros de diversos setores da Universidade, como do ADURN-Sindicato, através da professora Maria Ângela Fernandes Ferreira, do Sintest/RN, DCE, dos professores Ivis Alberto Lourenço Bezerra de Andrade, Almir de Carvalho Bueno e Jose Antonio Spineli Lindozo, e do funcionário da Universidade, Moisés Alves de Sousa.

O grupo foi instituído em um momento singular da História do Brasil, quando os movimentos sociais e sindicais, além da própria sociedade civil, organizaram-se em comitês municipais e estaduais para contribuir com o esforço de reconhecer o direito da sociedade brasileira de saber a inteira verdade sobre as agressões aos direitos humanos durante a ditadura militar.

Apesar de em todos os países da América Latina onde foram instauradas comissões da verdade não haver registro de que trabalhos específicos nesse sentido tenham sido realizados dentro de universidades, as comunidades acadêmicas no Brasil demonstraram organização e interesse em contribuir com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, já que os campus universitários foram palco de inúmeros ataques, invasões e perseguições durante a Ditadura.

Durante quase três anos, a comissão colheu 51 depoimentos, entre docentes, técnicos e estudantes perseguidos à época, em 27 sessões ordinárias e três audiências públicas, e reuniu e analisou extensa documentação do Arquivo Nacional e publicações de Mário Moacir Porto e Otto de Brito Guerra (Edufrn) e do Programa Memória Viva, produzido e veiculado pela TV Universitária.

Para acessar o resumo do conteúdo da publicação clique aqui.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]