Abertura do XVII Encontro Nacional de Educação Infantil reúne pesquisadores, professores e estudantes de todo o país

Publicado em 11 de agosto de 2016 às 10h08min

Tag(s): Evento



Entre os dias 10 e 12 de agosto a cidade de Natal recebe o XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, um espaço de diálogo, discussão e partilha de estudos, pesquisas e práticas pedagógicas que tematizem a criança como sujeito histórico, social e cultural.  A abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (10), no Praia Mar Natal Hotel, e reuniu cerca de 700 pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas e estados do país.  Nesta edição o Encontro tem como tema \"Diálogos na Educação Infantil: currículo e práticas pedagógicas\" e conta com o apoio do ADURN-Sindicato.

A noite teve início com uma apresentação musical do Grupo Acorde, que foi aplaudido de pé pela plateia, em seguida a mesa diretiva saudou os presentes. Presidindo a mesa, a diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel, destacou que o evento já entrou no calendário do Centro de Educação e da Universidade, consolidando-se como um importante espaço de produção de conhecimento. A professora ainda falou sobre o cenário crítico vivido pelo país e os retrocessos que vêm acontecendo especialmente na área da educação. “Junto com o Estado de Direito, estamos vendo serem ameaçados os processos de ensinar e aprender”, disse.

Fechando a noite os presentes tiveram a oportunidade de assistir às palestras dos professores Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP/RJ) e Maria Carmem Barbosa (UFRGS), que falaram sobre o tema do evento.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, Nayde Solange, expressou alegria com o sucesso do Encontro. “Ficamos felizes em ver que apesar da conjuntura política do país tivemos uma expressiva participação de professores e estudantes da educação infantil”, afirmou a professora.

“Entendemos que o evento está cumprindo o seu papel de congregar professores, pesquisadores e estudantes da área de produção acadêmica e pedagógica, uma vez que nesta edição temos profissionais dos 27 Estados do país”, disse a professora Edna Maria, da comissão organizadora do Encontro.

A vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel,  ressaltou que a Entidade entende a importância de apoiar eventos nesse sentido e que nos últimos anos o sindicato tem buscado constantemente a valorização dos profissionais do Ensino Básico Técnico e Tecnológico através da sua diretoria do EBTT, da qual a própria Gilka fez parte entre os anos de 2012 e 2015.

Nos próximos dias a programação do Encontro contemplará atividades como mesas redondas, comunicações orais, diálogos pedagógicos, sessão de pôsteres, mostra de vídeos e apresentações culturais. O XVII Encontro Nacional de Educação Infantil é promovido pelo Núcleo de Educação da Infância - NEI/CAp - e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Veja a programação completa do Encontro AQUI

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]