Sindicatos do PROIFES marcam presença em atos do Dia Nacional de Paralisação

Publicado em 26 de setembro de 2016 às 10h10min

Tag(s): PROIFES



Os sindicatos filiados ao PROIFES-Federação participaram de mobilizações do Dia Nacional de Paralisação, realizado nesta quinta-feira (22), em todo o Brasil. O ato foi convocado pelas centrais sindicais, movimentos dos servidores públicos, sindicatos e organizações sociais.

As manifestações defenderam o piso salarial e o Pré-Sal e foram contra Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 (que limita pelo período de 20 anos as despesas primárias da União), Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 (que trata, principalmente, das condições de renegociação da dívida dos Estados e Municípios), Reforma da Previdência, Lei da Mordaça, e cobrança de mensalidade nas IFES.

Adufg Sindicato

Docentes partiram da Faculdade de Educação da UFG e se juntaram a centenas de outros servidores em frente à Assembleia Legislativa. De lá, caminharam para o Palácio das Esmeraldas, onde houve gritos de ordem também contra o governador Marconi Perillo (PSDB), e finalmente seguiram para a Praça dos Bandeirantes, no Centro de Goiânia.

Apub Sindicato

Pela manhã, houve café da manhã e panfletagem em Ondina e o lançamento do Comitê ISC em defesa da Democracia; à tarde, os/as docentes seguiram para o grande ato do Campo Grande à Praça Castro Alves, organizado pelas Centrais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O ato, que teve participação da presidenta eleita Dilma Rousseff, reuniu cerca de 80 mil pessoas.

ADURN-sindicato

Houve movimentação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) entre 7h e 9h, com aulões na entrada principal da UFRN, e ato político-cultural promovido pelo ADURN-sindicato no Centro de Convivência da UFRN, das 9h às 13h. Às 16h, entidade somou-se às demais forças políticas e sociais do campo progressista e participa da caminhada da Frente Brasil Popular, que saíram do shopping Via Direta até o cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira.

ADAFA-Sindicato

Sindicato apoia movimento, mas não tem agenda de mobilização.

ADUFRGS-Sindical

Sindicato apoia movimento, mas não tem agenda de mobilização. Iria participar da manifestação da Frente Gaúcha. O ato foi cancelado.

ADUFSCar, Sindicato

Os docentes decidiram paralisar todas as atividades acadêmicas, viabilizando, assim, a realização de debates sobre impacto orçamentário das medidas do governo e auditoria cidadã.

SINDIEDUTEC-PR

O SINDIEDUTEC-Sindicato promoveu debate com trabalhadores e estudantes do Instituto Federal do Paraná. Além disso, ainda no estado, cerca de cinco mil pessoas passaram pela Praça Santos Andrade. De lá, os militantes seguiram em caminhada passando pela Marechal Deodoro, onde o trânsito foi interrompido, até a Boca Maldita, na Rua XV de Novembro. Outros atos aconteceram na Refinaria Presidente Vargas, em Araucária; em uma agência da Caixa Econômica Federal, no centro; e na sede administrativa dos Correios.

Sind-Proifes

Sindicato apoia movimento, mas não tem agenda de mobilização.

SIND-UFMA

Sindicato participou de manifestação na Praça Deodoro em São Luís, no Maranhão.

Sindproifes-PA

O ato foi realizado a partir das 9h, em frente ao Mercado de São Brás, em Belém do Pará.

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]