Opiniões »

Mobilizar e Avançar nas negociações

Publicado em 18 de maio de 2015 às 14h15min

O ano de 2015 tem sido marcado por uma intensa agenda de mobilização da Categoria Docente, que tem buscado junto ao Governo a definição de um reajuste salarial e da reestruturação da Carreira para o próximo triênio, 2016-2018. 

As mesas de negociação já tiveram início e têm sido palco de inflamados debates. O PROIFES-Federação tem apresentado uma  pauta de reivindicações resultada de diversos encontros da entidade, e que já fora entregue ao MPOG e ao MEC. O documento se divide em duas partes. A primeira trata da reestruturação de Carreira e Salários para 2016-2018, das pendências dos acordos, dos problemas de interpretação da Lei 12.772/2012; da autonomia Universitária, do reajuste dos Benefícios e mudanças dos critérios de insalubridade. Já a segunda parte apresenta uma ampla discussão sobre as condições de trabalho dos docentes .

Vai se firmando a ideia da necessidade de continuar com o processo negocial iniciado em 2007, marco de grandes conquistas, conforme demonstrado nos acordos subsequentes assinados pelo PROIFES-Federação, que levaram à paridade entre ativos e aposentados, a criação da Carreira de EBTT, a incorporação das gratificações e a valorização salarial. Para o PROIFES-Federação as atuais carreiras de MS e EBTT com a estrutura atual foram objetos de acordo assinado com o governo em 2012, e que virou Lei após o envio do PL pela Presidente Dilma Rousseff.

Seria a única maneira de pensar o ponto de partida para a atual negociação, que se mostre equilibrada e que se aproxime da justeza da natureza do trabalho desenvolvido no interior das Universidades Públicas Federais.

Em relação ao cronograma de ação, o ADURN-Sindicato, o PROIFES-Federação, e demais entidades filiadas, vêm pautando sua política a partir da compreensão do que vem a ser democracia e participação. Nesse sentido, as Diretorias destas entidades têm apostado na negociação e mobilizado suas forças para destravar esta roda de negociação e avançar nas conquistas das demandas da categoria.

De forma responsável e equilibrada, o PROIFES-Federação espera o término das negociações, que deverá encerrar suas atividades até julho, para chamar a categoria para deliberar sobre as propostas que, por ventura, venham a sair dessas mesas.

O ADURN-Sindicato, que vem participando ativamente desse processo, continuará a lutar para que nossas demandas sejam vitoriosas na interlocução com o Governo e convoca a categoria a debater tão relevante tema.

O momento é de mobilização para avançar nas negociações!


Comentários dessa opinião

Seu nome
Seu e-mail
Seu comentário
 
 
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]