Debate com o professor Nilton Brandão encerra primeiro dia de programação do VIII SICEA


Publicado em 22 de agosto de 2013 às 11h06min

Tag(s): EBTT



Professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de diversos estados do país, como Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais, reuniram-se no início da noite da última quarta-feira (21) com o professor Nilton Brandão, diretor de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do PROIFES-Federação, para discutir assuntos referentes à Progressão na Carreira, além das regras para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e para professor titular no EBTT.

O encontro, que faz parte da programação do Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação das Universidades Brasileiras - VIII SICEA, aconteceu no auditório do NEPI/UFRN  e foi promovido pelo ADURN-Sindicato e coordenado pela professora Gilka Pimentel, diretora de assuntos do EBTT.

Antes de abrir o debate, o professor Nilton Brandão apresentou dados sobre a carreira, falou sobre os avanços conquistados para o EBTT durante as negociações, e tirou dúvidas sobre questões como progressão e o novo conceito de promoção na carreira.

Para a professora Gilka Pimentel a abertura de um espaço para essa discussão durante um evento que está reunindo docentes de todo o país foi de extrema importância, pois - apesar do assunto está sendo discutido nacionalmente - muitos professores ainda não têm conhecimento do que se trata.

“Na verdade eu tenho percebido muito por onde eu tenho conversado com os professores que há uma desinformação muito grande com relação à nossa carreira e, sobretudo, ao RSC e à criação de uma carreira de titular pro EBTT sem precisar ter um concurso público com outra configuração. Essa situação tem me preocupado porque isso já está institucionalizado, os grupos de trabalho estão fechando o RSC, ele logo vai chegar na Universidade para ser regulamentado e se não tivermos informações vamos ficar sem saber o que fazer com esse mecanismo que favorece a trajetória, o reconhecimento da carreira do professor”, explica Gilka.

A programação do VIII SICEA segue até sábado (24) e conta ainda com conferências, mesas redondas, comunicações orais, vídeos, sessão de pôsteres, reuniões temáticas, diálogos pedagógicos, lançamento de livros e revistas e programação cultural.

Leia Também

Apresentação cultural dos alunos do NEI abre o VIII Sicea

Seminário discute experiências e produções nos Institutos e CAps do Brasil

Veja AQUI as fotos do debate

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]