ADURN-Sindicato debate Educação Básica nas universidades em Brasília


Publicado em 13 de setembro de 2013 às 11h33min

Tag(s): EBTT



No próximo dia 24 de setembro a comunidade acadêmica, a sociedade e o governo federal estarão reunidos em Brasília para um debate sobre a defesa da educação básica nas universidades federais. A audiência pública, proposta pelo Condicap e pela Anuufei, visa chamar atenção para a grave ameaça em que se encontra a Educação Básica das Universidades Federais e terá como coordenadora a deputada Fátima Bezerra. O ADURN-Sindicato estará presente na audiência, representado pela professora Gilka Pimentel.

“Atualmente existe um cenário de vulnerabilidade muito grande nos Colégios/Escolas de Aplicação e Unidades de Educação infantil das Universidades Federais e isso é provocado pela ausência de uma política de valorização, definição do SESU/MEC e pelo recente posicionamento da SESU/SEB/MEC de retirada das Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais por meio da respectiva municipalização, essa questão precisa ser amplamente debatida e por isso a importância dessa audiência”, afirma Gilka Pimentel, diretora de assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do ADURN-Sindicato.

A professora Gilka destaca que desde 2011, a partir de inúmeras tratativas e solicitações do CONDICAp e NUUFEI junto a SESU/MEC, os profissionais do EBTT aguardam a publicação do Banco de Equivalentes para os docentes  e respectiva Portaria de Regulamentação, a institucionalização da Matriz Orçamentária, implantação na estrutura organizacional da SESU, de uma Coordenadoria da Educação Básica das Universidades Federais, entre outras solicitações.

Para participar do debate foram convidadas as Entidades Andifes, Sesu, Seb, Forumdir, Proifes-Federação e Andes/Sn. A audiência pública acontece às 10 horas, no plenário 10 da Câmara Federal, anexo III.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]