UFRN participa de debate em defesa dos campi da UERN e UFRN em Nova Cruz

Publicado em 08 de abril de 2013 às 08h38min

Tag(s): Agecom UFRN



 O “II Debate em Defesa dos Campi da UERN e da UFRN” aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Nova Cruz (RN). O encontro foi organizado pela Comissão em Defesa dos Campi da UERN e da UFRN e pelo Centro Popular de Cultura (CPC).
O evento teve o objetivo de discutir a criação dos campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município.
A vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, presente no evento, disse que a Universidade pretende reativar o campus de Nova Cruz, com cursos presenciais. Ela explicou que a reativação faz parte do plano de extensão coordenado pela UFRN, com a participação da UERN, UFERSA e IFRN. Contudo, destacou “Faz parte do nosso plano de gestão ampliar o ensino superior no interior, mas é preciso fazer isso de forma sistêmica e organizada, para garantir a mesma qualidade de ensino que os cursos da UFRN em Natal oferecem”.
Para o reitor eleito da UERN, Pedro Fernandes, é preciso consolidar o ensino superior, mas é preciso escolher os cursos que realmente atendam a demanda da região. “A tristeza de fechar um curso é muito maior que a alegria de abrir”, afirmou.
Estiveram presentes no evento Eduardo Vasconcelos, coordenador geral da Comissão em Defesa dos Campi da UERN e da UFRN; Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus UERN – Natal; Francisco de Assis Oliveira, diretor do Campus do IFRN de Nova Cruz; e Luiz Augusto de Morais Filho, coordenador do NESA-SEDIS.
Também participaram do debate Márcia Maia, deputada estadual; Tomba Farias, deputado estadual; Cid Arruda Câmara, prefeito de Nova Cruz; Tiago Vicente, presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Cruz e o pároco da cidade, Francisco de Assis Inácio.

Ensino a Distância
A UFRN possui um núcleo de ensino a distância, em Nova Cruz, desde 1982. Atualmente o núcleo sedia o Polo da Secretaria de Educação a Distância, com 9 cursos em funcionamento, sendo 8 de licenciaturas e um bacharelado. Nos últimos seis anos a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) formou 122 alunos naquele polo.

Fonte: Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]