A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 09 de abril de 2013 às 09h51min
Tag(s): UFRN
A Autonomia das universidades brasileiras estará em discussão no Seminário Autonomia Universitária, que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove, em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), na próxima quarta-feira, 10, às 8h30, em Brasília.
O Seminário será aberto pelo presidente da Andifes, reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, e pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima.
A reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que coordena a Comissão de Autonomia Universitária da Andifes, participará da mesa de discussão, que contará, também, com a participação do professor Paulo Monteiro Barone (UFJF) e do deputado Lelo Coimbra
(PMDB/ES), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O mediador será Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior do CNE.
O seminário dá início ao ciclo de debates proposto pela Andifes sobre autonomia universitária e contemplará as várias vertentes que envolvem o tema, buscando agregar todos os atores que, de alguma forma, podem contribuir para a garantia desse princípio. Além de reitores e membros do CNE, esses debates contam com a participação de pró-reitores das universidades federais e representantes de entidades envolvidas com educação superior.
Segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, a autonomia universitária tem sido tema de diversas discussões e articulações da Andifes, que já se reuniu com o ministro da Educação Aloizio Mercadante e com os presidentes da Câmara dos deputados federais, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, para tratar do assunto. Na última reunião do Fórum de Pró-reitores de Planejamento de Administração (FORPLAD), realizada em Natal, no mês de março, o tema fez parte da pauta de discussão.
A autonomia universitária está prevista na Constituição de 1988, em seu artigo 207, disse Ângela Paiva. Considerando isso, o presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy, defende a atualização do tema e sua discussão, com o envolvimento dos parlamentares. Segundo ele, o Seminário pretende “identificar caminhos para que as universidades possam exercer essa prerrogativa estabelecida desde 1988, na Carta Magna brasileira, e que é um padrão conceitual internacional”.
O Seminário acontecerá na sede do CNE, em Brasília. Quem tiver interesse em acompanhar a discussão pode fazê-lo através da internet, acessando o link: http://portal.mec.gov.br/cne/transmissao, que estará aberto a partir das 8h30. A programação completa pode ser conferida no site da Andifes .
Reunião Ordinária
Nesse mesmo dia, à tarde, os reitores participam de Reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, para discutir revalidação de diplomas de graduação; implantação da nova carreira docente; inclusão do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários como fórum auxiliar da Andifes; além de apresentação do projeto de estudo sobre o ENEM e SiSU e do Programa Inova Empresa, pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Álvaro Toubes Prata.
Fonte: Agecom UFRN