CNPq se reúne com conselhos de C&T de países latino-americanos

Publicado em 16 de abril de 2013 às 09h23min

Tag(s): SBPC



 Representantes dos conselhos de Ciência e Tecnologia (C&T) do México, Chile e Colômbia se reuniram na quinta-feira, dia 11, com coordenadores e técnicos do Ciência sem Fronteiras (CsF) e da Coordenação de Cooperação Internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para trocar experiências em relação aos programas de intercâmbio de estudantes conduzidos por cada país. O objetivo da reunião é estreitar o diálogo entre os países e contribuir para o fortalecimento das práticas de cooperação e mobilidade internacional adotadas pelas agências.
Para o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Neto, esse encontro possibilita o aperfeiçoamento do que vem sendo feito em ciência e tecnologia com foco na mobilidade internacional. "Precisamos fortalecer estes laços com os países latino- americanos e isso é uma prioridade para nós", ressalta o diretor. O coordenador-geral de Cooperação Internacional do CNPq, Manuel Marcos Formiga, reforçou a importância de se manter um diálogo contínuo com os países da América Latina para o aperfeiçoamento constante das ações e projetos tanto em pesquisa, quanto em investimentos para melhoria da qualidade da educação e da especialização no Brasil e no mundo.
Em sua apresentação, Barral citou os principais projetos do CNPq na área de pesquisa como os programas Ciência sem Fronteiras, Mulher na Ciência, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT´s), as plataformas Lattes e Carlos Chagas, entre outras ações como o apoio à investigação científica, à propriedade intelectual, a concessão de prêmios a pesquisadores de destaque, e oportunidades na formação de recursos humanos.
Para a diretora do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Conacyt), María Dolores Sánchez, buscar uma estratégica comum, uma frente comum de trabalho é primordial para saber quais as melhores estratégias a serem usadas para a colaboração internacional ser ainda mais forte e articulada. O estabelecimento de convênios também auxilia na melhoria de condições de financiamento dos estudantes e pesquisadores nas melhores universidades do mundo, segundo a diretora. "Creio que uma aliança entre os países latino-americanos é o que precisamos. É necessário estabelecer alianças estratégicas com o setor produtivo e com instituições de educação e pesquisa estrangeiras para incrementar a formação de recursos humanos", destaca Sánchez.
Os representantes dos três países apresentaram dados e estatísticas sobre a concessão de bolsas de estudo e os principais programas e ações em pesquisa na área de ciência e tecnologia. Em dezembro de 2012, 69,7% das 770 bolsas de estudos mistas vigentesno Méxicoforam principalmente para estudantes de cinco países: Espanha (24,2%), Estados Unidos (22,1%), França (9,7%), Alemanha (7,1%) e Canadá (6,6%). A maioria ficou concentrada na modalidade de mestrado e doutorado em segundo lugar.
No Chile já foram firmados 14 convênios internacionais graças a parcerias com países e institutos de pesquisa do mundo todo. No México 59 convênios para bolsas no exterior já foram celebrados com as mais importantes instituições de educação superior do mundo, 32 parcerias com os estados, três com governos estrangeiros, e cinco com organismos nacionais públicos e privados do país.
Na Colômbia, 52% do total das bolsas foram concedidas entre 2009 e 2012. Nos últimos quatro anos houve um aumento significativo na liberação de recursos para investimentos nessa área. Isso possibilitou o avanço na concessão de bolsas de estudo. "A Colômbia não tem muito a cultura de investir em ciência e tecnologia", disse a representante do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia (Colciencias), Luz Fabiola Gómez.
A próxima reunião do grupo ficou marcada para o mês de agosto e uma ata da reunião será compartilhada entre os presentes com as propostas apresentadas e encaminhamentos futuros.

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]