Plano Nacional de Educação é aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos

Publicado em 29 de maio de 2013 às 10h22min

Tag(s): Agência Senado



 A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (28) relatório favorável do senador José Pimentel (PT-CE) ao projeto de lei da Câmara (PLC) 103/2012, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano destina 10% do produto interno bruto (PIB) para políticas educacionais e estabelece uma série de obrigações para serem cumpridas no setor nos próximos dez anos, entre elas a erradicação do analfabetismo, oferecimento de educação em tempo integral e prazos máximos para alfabetização de crianças.
Após ser aprovado pela CAE, onde recebeu 83 emendas, o projeto será analisado nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), antes de ser votado em Plenário.
Pimentel, que acatou algumas das mais de 80 emendas apresentadas ao PLC 103/2012, ateve-se principalmente a questões econômicas da proposição. Ele optou por incorporar ao PNE parte das disposições do PL 5.500/2013, em tramitação na Câmara, que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação e mais 50% do Fundo Social do petróleo extraído da camada pré-sal.
Alguns senadores já avisam que pretendem discutir melhor a matéria nas próximas comissões.

Fonte: Agência Senado/ SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]