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ADURN-Sindicato
Publicado em 01 de julho de 2013 às 09h21min
Tag(s): MEC
No último dia 28 de junho, a Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) foi palco da discussão dos impactos e desafios da Nova Carreira, estruturada pela Lei 12.772, para os professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O encontro aconteceu no mini-auditório do campus central e reuniu cerca de trinta docentes.
A mesa de abertura do Seminário contou com a presença da presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira, da diretora do EBTT da entidade, Gilka Pimentel, do vice-presidente e diretor de Assuntos Educacionais do EBTT do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, e do diretor Acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação do IFRN, Eduardo Janser.
Durante a manhã o professor Nilton Brandão, os participantes debateram o ‘ingresso, promoção e progressão na Carreira’, bem como o ‘Reconhecimento de Saberes e critérios para Titular’.
Nilton Brandão discorreu sobre os impactos e desafios da Nova Carreira para os professores do EBTT, o posicionamento do PROIFES-Federação sobre a Carreira Única, o processo para regulamentação do RSC e os desafios que estão postos para o Movimento Docente.
“A reestruturação e este novo projeto de Lei traz, do ponto de vista de concepção, uma visão integrada de sociedade. Já do ponto de vista salarial, a Lei equipara os professores da carreira do EBTT com os de Magistério Superior. Em 2008, quando foi criada a carreira do EBTT, os professores da área tinham uma defasagem salarial de pelo menos 20% se comparado aos docentes do Magistério Superior. Então a Lei vem garantir definitivamente a equiparação estrutural e salarial entre as carreiras de EBTT e do Magistério Superior”, ressaltou o professor Brandão.
Para a professora do NEI e diretora de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, “o encontro se apresentou como um momento importante para analisar e debater melhor as mudanças na Carreira, os novos critérios para progressão e promoção garantidas na Lei, bem como, as diretrizes gerais para obtenção do reconhecimento dos saberes e Competências”.