A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 17 de setembro de 2013 às 10h22min
Tag(s): Educação básica
Contra a municipalização das Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais, o PROIFES –Federação estará presente em audiência pública pela defesa da Educação Básica nas Universidades, que acontece próximo dia 24 de setembro, às 10h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O debate, proposto pelo Conselho dos Diretores das Escolas de Aplicação (CONDICAP) e da Associação Nacional das Unidades de Educação Infantil (ANUUFEI), com coordenação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) é uma resposta ao recente posicionamento das Secretarias de Educação Superior (Sesu) e Secretária da Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação, de municipalizar as Unidades de Educação Infantil, retirando-as das Universidades Federais.
Os Colégios de Aplicação são reconhecidos pelo seu ensino de qualidade, tendo como princípio a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Elas representam um contingente de 17 escolas vinculadas às universidades atendendo mais de cinco mil alunos nas diferentes modalidades de ensino.
A medida proposta pelo MEC, se concretizando, representaria a desconstrução de uma trajetória exitosa de colaboração científica, acadêmica e social da Educação Infantil na consolidação de uma Educação de qualidade, comprometendo, portanto, essa importante contribuição.
A Carta de Natal (Confira aqui), resultada do VIII Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidades Brasileiras (SICEA) realizado no mês de agosto em Natal – Rio Grande do Norte repudia o posicionamento da SESU/SEB-MEC manifestado no ofício entregue aos reitores das Universidades Federais.
A carta ressalta as unidades de Educação Infantil como “laboratórios” de inovações de práticas pedagógicas exitosas que são disseminadas para a rede pública de educação e de participação na formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil assim como de outros profissionais que se utilizam dos conhecimentos ali produzidos em seus diferentes campos, cumprindo uma importante função social e acadêmica.
A audiência pública realizada no dia 24 de setembro também tem como objetivo ressaltar a importância das escolas de aplicação e unidades de educação, assim como apresentar as demandas dessas unidades para o MEC, tendo em vista que desde 2011 se aguarda o encaminhamento por parte da Sesu das reivindicações apresentadas pelo CONDICAP E ANUUFEI infantil.
As escolas de aplicação se destacam pela qualificação do corpo docente e técnico atuando diretamente na educação das crianças; participando da formação de professores e desenvolvendo pesquisas acadêmicas em âmbito nacional e internacional, cujos resultados são socializados gerando novos conhecimentos que repercutem tanto no trabalho educativo desenvolvido nestas Unidades, quanto na Educação Infantil pública.
Entre os convidados estão o PROIFES-Federação, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as Secretarias de Educação Básica (SEB) e Superior (Sesu) do MEC, e o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação.
Serviço: Data: 24 de setembro de 2013 Horário: 10hLocal: Plenário 10 do anexo 3 da Câmara Federal. Brasília-DF. Fonte: PROIFES-Federação