Debate marca nova fase de comunicação da ADURN

Publicado em 02 de junho de 2009 às 09h41min

Tag(s): Noticias



Na terça-feira, 24 de março, a ADURN vivenciou na prática um momento histórico importante de democratização da entidade ao promover um debate sobre carreira docente. O debate contou com a presença do professor Ciro Correia da USP, presidente do ANDES-SN e do professor Eduardo Rolim, professor da UFRGS, vice-presidente do PROIFES-Sindicato. A realização desse diálogo reflete uma postura política democrática em respeito às diferentes concepções e rupturas que, todos sabem, existem no Movimento Docente atualmente.

A novidade desse evento, entretanto, esteve na forma como a Diretoria dirigiu todo o processo. Desde a reunião que manteve com a Secretaria Regional Nordeste II, do ANDE-SN, até o empenho em publicizar a presença dos debatedores. Na semana que precedeu o debate foram feitas mais de 80 inserções na FM Universitária, chamando os professores para o debate.


Por outro lado, ADURN deu um passo para sair do seu casulo sindical se fazendo presente nos principais meios de comunicação do Estado, conseguindo espaço em horário nobre da televisão local. O professor Ciro Correia foi entrevistado no programa 60 Minutos, da TV Ponta Negra e o professor Eduardo Rolim, no RN TV 1ª Edição, da INTERTV Cabugi. Durante o evento a Tribuna do Norte e o Jornal de Hoje fizeram a cobertura jornalística.

Além da publicidade, a Diretoria da ADURN estabeleceu um diálogo político com a oposição e uma mudança no formato do debate, com perguntas escritas e intervenções orais possibilitando que as interlocuções ocorressem em um clima de respeito às diferentes visões e propostas para a carreira docente. O empenho da Diretoria fez nascer à esperança de que os debates e as futuras assembléias se dêem em ambientes qualificados, com professores universitários; como deve ser em de um ambiente acadêmico. É preciso abandonar de vez o belicismo que tradicionalmente se faz presente.

As propostas apresentadas, pelo PROIFES-Sindicato e pelo ANDES-SN, deram a idéia de como será conduzido o complexo processo de negociação da carreira docente, que será iniciado em 24 de abril com o início das reuniões do Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira), que reunirá o Governo Federal e o Movimento Docente, até agora representado pelo PROIFES-Sindicato.

A Diretoria da ADURN, considera que o debate do dia 24, foi um marco no processo de mudança na cultura política da nossa categoria, e tem a pretensão de continuar exercitando e trabalhando neste sentido, como tem feito até agora para ampliar a transparência e a democracia que temos a convicção que é necessária para o nosso desenvolvimento organizacional e político


Fonte: Comunicação ADURN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]