A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 09h27min
Tag(s): Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2014 teve 2.559.987 inscritos, segundo dados apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira (13). O número total de inscrições no sistema foi 4.988.206 - cada candidato poderia fazer duas opções de curso.
A nota de corte mais alta foi no curso de engenharia naval, com 869,15 na ampla concorrência, e 746,44 entre os cotistas. "As engenharias foram as áreas em que os alunos tiveram que ter o melhor desempenho para entrar, até mais do que economia e medicina", afirmou Mercadante.
O curso de administração recebeu o maior número de inscrições, 302.191, para disputar 6.135 vagas, o que dá uma relação candidato/vaga de 49,26. Em seguida, aparece direito, com 225.688 inscrições para 4.724 vagas (47,77 candidatos por vaga).
Entre os cursos que selecionam 100% dos seus alunos pelo Sisu, arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo teve a maior concorrência, com 312 alunos por vaga. Em seguida, aparece medicina da Federal do Acre, com 210 candidatos por vaga. O terceiro lugar é ocupado por medicina na Federal de São Carlos, com 197 estudantes por vaga.
A maioria dos inscritos no Sisu, 52,64%, tem idade entre 18 e 24 anos. No entanto, uma boa parte dos candidatos é mais velha, o que, segundo o ministro, é explicado pela vontade de pessoas que já deixaram a escola há algum tempo em voltar a estudar. "Há uma demanda reprimida muito forte de estudantes que antes não conseguiram estudar e hoje querem estudar."
De acordo com o ministro, os Estados que tiveram maior número de inscritos foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. As instituições com maior volume de inscritos foram UFC (Universidade Federal do Ceará), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).
O MEC (Ministério da Educação) divulgou a primeira chamada do Sisu no site do sistema, na manhã de hoje. O Sisu seleciona neste ano candidatos para 115 instituições de ensino superior públicas e tem 171.401 vagas.
A seleção é feita por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. As inscrições no sistema foram encerradas às 23h59 da última sexta-feira (10).
Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 de janeiro. O candidato selecionado deve verificar com instituição de ensino em que foi aprovado o local, horário e procedimentos para matrícula.
Serão realizadas duas chamadas de aprovados nas seguintes datas:
As instituições participantes deverão informar a ocupação das vagas de acordo com o seguinte cronograma:
As inscrições para a lista de espera serão realizadas, no portal do Sisu, entre os dias 27 de janeiro e as 23h59 do dia 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.
Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.
A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante.
Fonte: Uol Educação