A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 04 de fevereiro de 2014 às 12h03min
Tag(s): UFRN
“Efeitos da administração aguda de quetamina sobre as oscilações eletrofisiológicas da região CA1 Hipocampal”. Esse é o título da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Neurociências (PGNEURO), do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será apresentada pelo discente Fábio Viegas Caixeta nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, às 9h, na Biblioteca Árvore do Conhecimento do Instituto.
A banca é formada pelos professores Adriano Bretanha Lopes Tort (presidente), Richardson Naves Leão e Sergio Neuenschwander (avaliadores internos do ICe), além dos avaliadores externos, os professores Olavo Bohrer Amaral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Maria Elisa Calcagnotto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
O trabalho aborda o estudo em humanos, onde a administração de quetamina, um antagonista não-competitivo do receptor glutamatérgico do tipo NMDA, causa um amplo espectro de sintomas associados à esquizofrenia. Dado o papel dos ritmos cerebrais na realização de tarefas cognitivas, tem sido sugerido que a esquizofrenia estaria relacionada a desordens de oscilações corticais. Para tal, foi utilizado ratos que receberam injeções sistêmicas de doses sub-anestésicas de quetamina (25, 50 e 75 mg/kg IP) para que fosse possível investigar as alterações comportamentais e eletrofisiológicas neste modelo animal de psicose.
O programa já apresentou 13 dissertações de mestrado. O Instituto do Cérebro (ICe) está localizado na Avenida Nascimento de Castro, 2155, Lagoa Nova, esquina com a Avenida Xavier da Silveira.
Fonte: UFRN