Mundo comemora os 25 anos da web

Publicado em 13 de março de 2014 às 09h12min

Tag(s): Internet



O inventor da web, Tim Berners-Lee, conclama os internautas a enviarem votos de aniversário da World Wide Web por meio da hashtag #web25 e a participarem do evento de perguntas e resposta AMA (Ask Me Anything) do site Reddit nesta quarta-feira, dia 12 de março, às 20h Zulu (17h pelo horário de Brasília). O link para participar é <http://goo.gl/kd6g1P>

 

Internautas de todas as partes do globo se uniram a Berners-Lee na terça-feira para desejar à rede World Wide Web um feliz aniversário e algumas saudações usando a hashtag foram selecionadas para serem postadas no site oficial de aniversário.

 

Berners-Lee, a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium convocaram as pessoas para participarem e agirem para proteger e aperfeiçoar a web aberta em 2014. O W3C reunirá especialistas em um simpósio sobre o futuro da web em outubro (w3.org/20), enquanto que a Web Foundation é a ponta de lança do movimento Web We Want (webwewant.org), uma campanha global para garantir a proteção legal dos direitos de usuários da web em todo e qualquer país.

 

"Os bilhões de usuários da web são o que faz desta rede a maravilha que ela é. Espero que muitos entre eles comemorem hoje, junto comigo, este importante marco histórico. Também espero que este aniversário inicie um diálogo global sobre a necessidade de defendermos os princípios que tornaram a web tão bem sucedida e de liberarmos o potencial ainda não totalmente explorado da web. Creio que podemos montar uma web realmente para todos: acessível a todos, a partir de qualquer aparelho ou dispositivo, e capaz de potencializar-nos a todos para garantir nossa dignidade, nossos direitos e nosso potencial como seres humanos. Diga-nos o que você sonha para a web através da #web25", comentou Berners-Lee, relembrando seu tweet durante as Olimpíadas de 2012, "This is for Everyone".

 

A web transformou a sociedade em muito pouco tempo. No entanto, ainda restam muitos desafios à nossa frente, como por exemplo, como conectar as três de cada cinco pessoas do mundo inteiro que ainda não estão on-line? Quais soluções novas e inclusivas existem para evitar uma web fragmentada?

 

Além disso, o criador da web lembra que nossa capacidade de nos fazer ouvir e de nos organizarmos coletivamente on-line está em risco devido à censura e vigilância, de tal modo que qualquer pessoa on-line sofre a ameaça do crime cibernético. Como se poderá atender à demanda de liberdade, privacidade e segurança on-line?

 

No mundo inteiro, menos de 10% dos principais bancos de dados governamentais estão livres para serem reutilizados on-line, o que limita drasticamente a inovação impulsionada pela web. Como será possível desbloquear a força dos dados livres?

 

A Plataforma Aberta da web tem que ser capaz de expandir-se para atender às demandas da indústria através de muitos dispositivos conectados. Como a comunidade conseguirá lidar com os desafios gerados por tal diversidade?

 

Berners-Lee questiona também de que maneira será possível promover um ecossistema vigoroso de inovação a longo prazo, em vez de "jardins murados muito menos férteis"?

 

"Entrem na Campanha Web We Want (webwewant.org), co-organizada pela Web Foundation, e participem de eventos e atividades em seu país ou comunidade para defender os direitos dos usuários na web e à web. E participem e assistam ao streaming ao vivo do Simpósio do 20º Aniversário do W3C no dia 29 de outubro, em Santa Clara, Califórnia, patrocinado pela Intel", convida Berners-Lee.

 

Mais informações podem ser obtidas nos sites <webat25.org>, <webfoundation.org> e <w3.org>.

 

Fonte: O Globo

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]