Reitora destaca avanços na Carreira Docente em abertura da III Semanagrária

Publicado em 29 de abril de 2014 às 09h46min

Tag(s): UFRN



Com o objetivo de expor os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da agropecuária, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) realiza a III Semana de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Semanagrária). A solenidade de abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira, 28 de abril, no auditório Central da EAJ, campus de Macaíba.

O evento contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, o diretor da EAJ, Júlio César de Andrade Neto, a deputada federal Fátima Bezerra, a presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira, o coordenador geral do Pronatec/EAJ, João Inácio, o professor Ivonildo Rêgo, ex-reitor da UFRN, além dos vários profissionais e professores da própria Universidade.

O diretor da EAJ, Júlio César, elencou as mais diversas obras realizadas na unidade do campus de Macaíba e ressaltou a importância de integrar as semanas agrárias realizadas pelas diversos cursos da EAJ em um único evento.

Em sua terceira edição, a Semanagrária compreende VI Semana Acadêmica de Engenharia Florestal, a III Semana Acadêmica de Agronomia, a XXI Semana de Zootecnia, a II Semana de Aquicultura, a I Semana de Agropecuária, a I Semana de Agroindústria, a I Semana de Agroinformática e a I Semana de Enino básico, técnico e tecnológico.

Durante a solenidade foram homenageadas a professora Elizete Teresinha, pelo papel desempenhado na construção e consolidação da EAJ, e a deputada Fátima Bezerra, pela relevância do trabalho realizado pelo seu mandato em defesa da educação brasileira.

A deputada Fátima Bezerra agradeceu o reconhecimento da UFRN pelo trabalho que vem realizando pela educação no Brasil. “Recebo esta homenagem com o sentimento do incentivo a continuar esta caminhada em defesa da educação”, ressaltou.

A parlamentar fez um resgate do que representou o golpe militar em termos de retrocesso no campo da educação brasileira e enfatizou a necessidade de se avançar na garantia do direito de acesso ao ensino, “uma dívida secular”, classificou a deputada.

Ela relatou as condições precárias dos campus universitários em todo país quando o governo Lula assumiu o primeiro mandato, em 2003, especialmente a UFRN, e lembrou as conquistas alcançadas desde então. Ao final de sua fala, a deputada convidou os presentes a estarem vigilantes à aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Encerrando a mesa de abertura do evento, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, lembrou os nomes dos professores que dedicaram suas vidas à implantação da Escola, destacando o papel dos docentes no crescimento e qualificação dos cursos. “A maior satisfação é ver que as pessoas estão percebendo a importância da qualificação profissional”, destacou a reitora.

Ângela destacou, ainda, o avanço das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), ressaltando a importância e o papel do ADURN-Sindicato no processo de negociação com o governo federal. “Hoje a tarde teremos a minuta de da proposta dos critérios para o Reconhecimento dos Saberes e Competências da Carreira do EBTT em pauta para o encaminhamento ao CONSEPE”, afirmou.

Semanagrária

A III Semanagrária faz parte das comemorações dos 65 anos de fundação da EAJ e segue até o próximo dia 30, com a exposição de produtos e trabalhos, além da oferta de diversas atividades.

Para ministrar as palestras, minicursos e dias de campo, além dos vários profissionais e professores da própria Universidade (EAJ/UFRN), como os profs. Drs. Josenalde Barbosa de Oliveira, Ivan Max Lacerda e Cláudia Souza Macedo, foram convidados pesquisadores de outras instituições do Brasil, como a Dra. Sônia Ternes da Embrapa Informática Agropecuária de Campinas/SP; o Dr. Marcos Botton, da EMBRAPA Uva e Vinho de Bento Gonçalves/RS; o Técnico da Codevasf Dr. Rafson Varela; o Técnico Agrícola Inaldo Soares; o Diretor do Parque Zoobotânico da Paraíba, Dr. Jair Azevedo; o Professor da UFPB Dr. Leonardo Pessoa Félix; o Consultor e Eng. de Aquicultura, Tenyson Bacurau; o Eng. Agro. do IBAMA, Claudius Monte Sena; o Eng. Agro. da COOPAGRO o Prof. Fernando Viana Nobre; a Consultora do SEBRAE/RN, Profª. Maricy; o Prof. da UNEMAT, o Dr.João Bosco Junqueira; o Prof. Dr. Sebastião Renato Valverde da UFV/MG; o Dr. Geovergue Medeiros do INSA/PB e o Dr. Fenelon Nascimento Neto da EMBRAPA, entre outros convidados.

Os minicursos ofertados durante III Semana Acadêmica de Ciências Agrárias abordarão questões como empreendedorismo, arborização urbana, recuperação de áreas degradadas, inovações e tendências na pecuária de corte, fotografia e processamento digital de imagens aplicadas à agroinformática, práticas agroecológicas de convivência com a seca, introdução à programação na plataforma android, noções e aplicações da matemática computacional no estudo de doenças na agropecuária e segurança do trabalho nas atividades agrossilvopastoris, e diversos outros assuntos ligados às áreas agrícola, zootécnica e florestal.

Para participar do evento é preciso realizar a inscrição de forma presencial na Coordenadoria de Agroindústria portando um documento com foto (RG) e o número da matrícula. Para não estudantes será necessário apenas o RG e o CPF. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril das 7h30 - 10h30 e 13h30 - 16h.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]