Nota da Diretoria da ADURN acerca do CONAD de Curitiba (PR)

Publicado em 17 de julho de 2009 às 16h03min

Tag(s): ADURN



A Diretoria da ADURN vem a público se posicionar sobre o CONAD que se realiza em Curitiba e que teve, por decisão tomada em Assembléia Geral, de enviar um delegado e dois observadores para o evento.

(a) O Conselho Nacional do ANDES-SN (CONAD) é uma instância deliberativa do ANDES-SN (art. 22) e entre suas atribuições está a de IMPLEMENTAR (e não ATUALIZAR) o Plano de Lutas construído no Congresso, e examinar as contas do ANDES-SN.
(b) Ocorre que a deformação pelo qual passou o ANDES-SN ao longo do tempo, transformou esse evento num momento em que a Diretoria convoca as seções para manter a “mobilização permanente”, uma das expressões máximas da mesma.
(c) A Diretoria da ADURN entende que o CONAD é, por si mesmo, mais uma viva expressão do gigantismo burocrático do ANDES-SN na medida em que movimenta uma soma considerável de recursos para “atualizar o Plano de Lutas” de um Congresso realizado quatro meses antes e que, na realidade, serve para manter a base andesiana mobilizada, o que significa um tensionamento constante da base sindical, para dar suporte à luta política da Diretoria;
(d) Dado o entendimento da Diretoria da ADURN sobre o CONAD e o rompimento político ocorrido em 2004, com o ANDES-SN, tomamos a decisão de não participar dos CONAD’s, e esse entendimento foi levado, pela Diretoria, na última Assembléia da categoria, na qual compareceram 68 professores, mas que no processo de escolha dos delegados votaram 53.
(e) A Diretoria da ADURN informa aos associados e à categoria em geral, que os altos custos do CONAD decorrem do fato de que a mobilização para o evento envolve a convocação de reuniões prévias das Secretarias Regionais para discutir (sic) a pauta do CONAD. Isso significa que a ADURN também, de forma indireta, financia esses encontros.
(f) A Diretoria da ADURN se posicionou contra o envio de dois observadores para o evento, considerando desnecessário já que, em tese, o CONAD seria um fórum mais restrito. Sua proposta foi VENCIDA e decidiu-se pelo envio de dois observadores, que só tem direito a voz.
(g) A distorção do evento ficou demonstrado pelo Ofício Circular 166/09, em que a Diretoria do ANDES-SN convoca um Seminário denominado “Construindo uma nova organização classista para a luta dos trabalhadores”, como PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO CONAD. Esse evento claramente serve aos interesses da CONLUTAS, uma organização de massa que é sustentada financeiramente pelo ANDES-SN, e indiretamente pela ADURN, e que tem se pautada pela intransigência, radicalismo e por nenhuma participação positiva no movimento sindical brasileiro.
(h) A Diretoria da ADURN também informa que a Assembléia aprovou a utilização do Fundo de Patrimônio da entidade para pagar as consignações devidas e, dessa forma, GARANTIR a presença dos três professores no evento.
(i) A Diretoria afirma que esse débito é uma constante entre as seções sindicais do ANDES-SN, e decorre dos problemas gerados pela inexistência de Registro Sindical, que se avolumou desde FEVEREIRO DE 2008 e que atingiu a ADURN, tanto é que não recebemos, até hoje, a consignação referente ao 13° Salário de 2008;
(j) Os custos totais para o envio da delegação da ADURN, entre diárias, hospedagem, passagens e quitação do débito com o ANDES-SN, ficou em aproximadamente R$ 80.000,00.
A Diretoria da ADURN reafirma seu posicionamento político de ser contrária a manutenção de uma relação dessa natureza com o ANDES-SN, defende a transformação da ADURN em SINDICATO LOCAL e a construção de uma FEDERAÇÃO NACIONAL DE SINDICATOS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO FEDERAL. Esse é um debate que a categoria precisa se disponibilizar a realizar.
Da mesma forma a Diretoria da ADURN reafirma que mantém o respeito às decisões proferidas nas suas instâncias deliberativas, mas reitera que há uma necessidade urgente de debater a forma de condução destas e de ampliar as formas de consulta à categoria.

A ADURN deve ser INDEPENDENTE.

Natal, 17 de julho de 2009

A DIRETORIA
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]