Palestra de neurociência marca abertura do primeiro semestre letivo 2015 na UFRN

Publicado em 02 de março de 2015 às 11h59min

Tag(s): UFRN



Com o tema “Ouvindo com os Olhos - o que a Neurociência nos revela sobre o cérebro que lê”, o professor Felipe Pegado, da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, proferiu, nesta segunda-feira, 02 de março, Aula Magna que marca o início do primeiro semestre letivo 2015 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A palestra aconteceu no auditório da Reitoria e contou com ampla participação da comunidade acadêmica e com a presença do secretário de Tributação do Estado, André Horta, representando no ato o governador Robinson Faria, a secretária municipal de Educação, Justina Iva, representando o prefeito municipal de Natal Carlos Eduardo, e a presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira. esteve presente no evento que tem como objetivo ampliar os espaços acadêmicos para discussões que contemplem uma visão mais humanista na formação profissional dos estudantes da UFRN.

A solenidade tem como objetivo ampliar os espaços acadêmicos para discussões que contemplem uma visão mais humanista na formação profissional dos estudantes da UFRN e teve início com um breve concerto do grupo UFRN Cellos.

A apresentação musical foi seguida da abertura pela reitora da UFRN, Angela Paiva, que deu as boas vindas à comunidade acadêmica e ao palestrante convidado. Ela se disse muito feliz por recebê-lo na Universidade e ressaltou a singularidade da discussão, expressando bem o compromisso que a Instituição tem com os métodos de ensino na sala de aula, que poderão ser otimizados se levarem em conta as particularidades da fisiologia cerebral.

Ao final da fala, a reitora convidou o coordenador do Instituto do Cerébro, o professor neurocientista Sidarta Ribeiro Dando para apresentar oficialmente o palestrante.

A palestra tratou da habilidade em assimilar, naturalmente, palavras a sons e significados durante o ato da leitura. Pesquisas utilizando neuroimagem funcional não-invasiva (ressonância magnética funcional, eletroencefalografia etc.) mostram como o cérebro humano se organiza para poder realizar esse processo.

A Aula Magna foi transmitida pelo canal da Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da UFRN no YouTube para todos os polos de apoio presenciais.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]