PROIFES é recebido em audiência pelo novo Ministro da Educação

Publicado em 17 de abril de 2015 às 14h17min

Tag(s): Campanha Salarial



O PROIFES-Federação solicitou e nesta quinta-feira (15) foi recebido pelo novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Participaram da audiência também pelo MEC o Secretário Executivo Luiz Claudio Costa, o Secretário Jesualdo Farias (Sesu), a Coordenadora Geral Dulce Maria Tristão (SESu) e o secretário Marcelo Machado Feres (Setec). Pela federação estavam presentes o Presidente Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), o Diretor de Relações Internacionais e Diretor de Políticas Educacionais, Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato) e a Diretora de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Gilka Silva Pimentel (ADURN-Sindicato)

Iniciando a reunião, o Ministro agradeceu a presença do PROIFES-Federação dizendo que estava abrindo uma série de reuniões com entidades nacionais representativas e que esta era a primeira. Disse ainda que o MEC recebe muito bem o PROIFES, pois o reconhece como uma das mais importantes entidades representativas da educação desde sua fundação, em 2004.

Eduardo Rolim, a seguir, agradeceu a deferência do Ministro em conceder esta audiência e passou-lhe às mãos a pauta de reinvindicações da entidade para o ano de 2015 (leia aqui) explicando ao Ministro em linhas gerais o conteúdo do documento e solicitando a ele a participação ativa do MEC nas negociações salariais que devem ocorrer entre maio e julho deste ano, conforme proposta do MPOG ao que o ministro respondeu que certamente o MEC terá papel importante na defesa da educação.

Na sequência, os três representantes do PROIFES traçaram um panorama do histórico da atuação da entidade nos últimos 10 anos. Rolim situou o Ministro em relação aos acordos salariais: de 2007, que recuperou a paridade entre ativos e aposentados, de 2008, quando foi criada a carreira de EBTT, de 2011, quando foram incorporadas as gratificações e de 2012, quando foi conquistada a efetiva equiparação entre as duas carreiras e uma importante valorização salarial na medida em que os docentes federais receberam os maiores reajustes entre todos os servidores públicos.

O presidente ainda citou a participação do PROIFES como única entidade representativa de professores federais a integrar o Fórum Nacional de Educação (FNE) e finalmente mostrou ao Ministro o intenso trabalho da entidade nas questões de aposentadoria e previdência, sobretudo dos professores mais jovens que são por ela orientados em relação às mudanças previdenciárias.

Gil Vicente, então, falou da atuação da entidade no debate de todos os temas relativos à educação, com propostas sobre financiamento, qualidade e valorização da educação como um todo.

Gilka Pimentel ressaltou a atuação do PROIFES em todos os níveis da educação, na defesa dos professores dos colégios de aplicação, das escolas técnicas, dos institutos federais e das escolas militares, além de falar do papel dessas escolas para a sociedade.

O Ministro parabenizou a entidade pelas conquistas e salientou a importância da Educação Básica para o país que considera injusto e com grande deficiência na oferta de ensino infantil, médio e superior.

Rolim aquiesceu com essa preocupação do Ministro ressaltando que a PROIFES tem trabalhado muito com projeto de educação para todos os níveis, entregando ao Ministro uma série de documentos produzidos pela entidade nos últimos anos incluídos aí as propostas para o Plano Nacional de Educação, as cartilhas do RSC e de aposentadoria e citou ainda um importante trabalho “Educação Universal de Qualidade para Todos”.

O Ministro, a seguir, disse que irá receber muitas vezes o PROIFES para discussões este ano, pelo fato de que está chegando agora ao Ministério  e quer se apropriar de todas as questões, além de ser 2015 um ano muito importante no qual, como todos sabem, haverá dificuldades econômicas e necessidade de ajustes para os quais pede a contribuição de todos, citando uma série de programas de redução de custos que está implantando.

Rolim na conclusão da reunião salientou novamente ao ministro a importância da participação do MEC nas negociações salariais, sendo ele, o Ministério ao qual os professores estão veiculados, ainda que entenda que este debate se dará no Ministério do Planejamento, onde já houve a primeira reunião em 20 de março na qual o governo propôs o calendário de negociação.

O Ministro encerrou então a reunião agradecendo novamente ao PROIFES e reafirmando seu conhecimento da capacidade que a entidade tem de propor e de negociar, reafirmando seu compromisso com o diálogo e com a busca de soluções após ampla discussão, finalizando dizendo que entende que todos estão do mesmo lado na medida em que os representantes do MEC e do PROIFES são todos professores universitários que têm como vocação a busca por uma educação de qualidade.

Fonte: PROIFES Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]