Debates na UFRN querem mobilizar docentes e avançar nas negociações

Publicado em 27 de maio de 2015 às 11h34min

Tag(s): Campanha Salarial



 

Em meio ao processo de definição da política salarial e de carreira para o próximo triênio 2016-2018, o ADURN-Sindicato está realizando uma série de reuniões por Centros e Departamentos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O ciclo de debates teve início nesta quarta-feira, 27 de maio, no Núcleo de Educação Infantil (NEI) e no Conselho do Centro de Ciências da Saúde (Consec/CCS). O objetivo é mobilizar a categoria a influir no processo e avançar nas negociações com o governo.

“Queremos envolver os colegas professores nesse processo e precisamos que a categoria fique atenta aos nossos chamamentos, reuniões, atos de mobilização e manifestações que se fizerem necessárias”, convoca a presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira.

Para a diretoria do Sindicato, a etapa de negociação, iniciada no dia 6 de maio, é imprescindível para dar sequência aos ganhos da reestruturação da carreira e dos salários, iniciados em 2007 e consolidados com o termo de acordo assinado pelo PROIFES-Federação e criação da Lei 12.772, em 2012, e conquistar o equilíbrio entre os vencimentos do conjunto dos professores.

Em uma conjuntura política e econômica desfavorável, caracterizada por incertezas, instabilidade e enorme insegurança para a grande maioria dos trabalhadores, os docentes federais terão colocada sua capacidade de luta e negociação à prova.  Para a diretoria do Sindicato, dessa forma, não serão alcançados avanços, se não houver mobilização da categoria.

NEI

O vice-presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, e a diretora Gilka Pimentel realizaram o debate da campanha salarial 2015 com os professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no auditório do NEI.

Wellington Duarte iniciou sua fala ressaltando que a carreira do EBTT e do RSC são conquistas do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, que não apenas continuam firmes na defesa dessa carreira, como estão buscando nas atuais mesas de negociação avançar nas conquistas.

 “O PROIFES-FEDERAÇÃO apresenta um agregado de propostas para a negociação salarial e de ajustes de carreira para o Magistério Superior e o Ensino Básico Técnico e Tecnológico, o que acaba por trazer ganhos salariais via reajuste real e ajustes na malha salarial da carreira. O ANDES-SN se concentra num reajuste linear, atingindo todos os servidores públicos federais e não trata da Carreira simplesmente porque não a reconhece, já que mantém a defesa da carreira antiga, única, em que o EBTT não existia”, avaliou o dirigente.

Ao final da exposição do Sindicato, a diretora Gilka Pimentel foi homenageada pelos professores do EBTT em reconhecimento ao trabalho que vem desenvolvendo junto à categoria, especialmente à frente da Comissão da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que trabalhou a Resolução para progressão e promoção na Carreira de Magistério do EBTT, já aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

CONSEC-CCS

A presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira, discutiu a proposta de campanha salarial para o triênio 2016-2018 na reunião do Conselho do Centro de Ciências da Saúde (Consec/CCS).

Na ocasião, a dirigente apresentou os principais eixos da proposta de carreira e salários do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação: elevação dos patamares salariais atuais, organização da malha salarial e valorização dos professores em regime de dedicação exclusiva.

A dirigente explicou que a ideia é construir um acordo válido para o triênio 2016-2018, ressaltando o cuidado que a entidade, juntamente com o PROIFES e demais sindicatos estão tendo para garantir que haja aumentos reais.

Finalizou agradecendo a oportunidade de debater a proposta e ressaltando a participação ativa do Sindicato nesse processo.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]