XI Encontro Nacional do PROIFES começa hoje

Publicado em 09 de julho de 2015 às 11h05min

Tag(s): Encontro do PROIFES



A partir desta quinta-feira (9) e até domingo (12), o PROIFES-Federação realizará o XI Encontro Nacional, no Hotel Mercure, em Brasília.  Delegados e observadores, representando todos os sindicatos federados, estarão reunidos para discutir os principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e dos institutos federais brasileiros.

Ao todo, serão debatidos seis temas: 1) “Organização Sindical da Educação no Brasil e na América Latina, fortalecimento e novos modos de ação na conjuntura atual. Reforma política no Brasil”, 2) “Consolidação e Expansão do Movimento Docente”, 3) “Projeto Educação para o Brasil, PNE, FNE e Autonomia universitária”, 4) “Reestruturação da carreira docente e salários para 2016- 2018, valorização e reconhecimento social do professor”, 5) “Expansão do Ensino Público Federal e Condições de trabalho”, e 6) “Aposentadoria, Previdência e Saúde do professor”.

Segundo o presidente da Federação, professor Eduardo Rolim, o Encontro Nacional é tradicionalmente um momento para importantes deliberações. “Foi nesse espaço em que, ao longo dos anos, se construiu a ideia da transformação do PROIFES de Fórum em Federação, se construiu o Estatuto e o modelo de organização inovador da entidade, se debateu longamente a proposta de Carreira implantada em 2007, se elaborou os princípios de uma Lei Orgânica para as Universidades e Institutos Federais. Ou seja, os Encontros são sempre uma ótima oportunidade de reflexão coletiva e de acúmulo do conhecimento da Federação”, afirmou o dirigente.

Essa edição será realizada no mesmo momento em que o Governo Federal negocia carreira e salários com as entidades que representam os servidores. “No XI Encontro certamente discutiremos a estratégia da entidade frente a esta proposta muito ruim que o governo ofereceu, definiremos nossas estratégias de ação, as alternativas possíveis e igualmente será um importante momento de mobilização”, pontua Rolim.

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]