Professores da UFRN decidiram realizar plebiscito para votar sim ou não ao indicativo de greve

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 10h18min

Tag(s): Assembleia



Em Assembleia realizada na tarde desta terça, 18 de agosto, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte aprovaram a realização de um plebiscito para decidir sobre o indicativo de greve.

Após duas horas de debate, no Centro de Educação do Campus Universitário, a Assembleia aprovou o encaminhamento do Sindicato, fruto de uma deliberação do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, com 55 votos favoráveis à realização e 1 contra, havendo ainda 4 abstenções, para os docentes se posicionarem a favor ou contra o indicativo de greve em plebiscito.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, a Assembleia “se apresentou como um espaço legítimo, democrático e representativo para que a categoria pudesse discutir o processo de negociação salarial e de carreira e se posicionar diante dos acontecimentos. É importante esclarecer que, pelo nosso Estatuto, a decisão sobre a realização de greve só pode ser feita em plebiscito que, do ponto de vista da representatividade e da legitimidade, nada mais democrático, haja vista que permite o posicionamento de todos os docentes”.

Os dirigentes do PROIFES-Federação e do ADURN-Sindicato, que durante todo o processo de negociação têm defendido que a negociação deverá pautar as ações da entidade e dos sindicatos federados, continuam apostando firmemente na continuidade do processo de negociação e espera que o governo federal atenda a pauta de reivindicações.

O PROIFES como é uma entidade nacional de caráter federativo tem processos de deflagração de greve decididos autonomamente nos sindicatos federados, que têm prerrogativa sobre como iniciar e conduzir os processos de greve em cada local.

O dirigente esclareceu que o processo será definido pelo Conselho de Representantes, que será convocado a se reunir nesta sexta, 21 de agosto.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]