Milhares protagonizam Ato pela Defesa da Democracia em Natal

Publicado em 21 de agosto de 2015 às 09h06min

Tag(s): Manifestação



Uma multidão protagonizou o Ato em Defesa da Democracia e contra o golpe em Natal. Mais de 5 mil pessoas participaram nesta quinta, 20 de agosto, da manifestação em defesa das liberdades democráticas convocada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), movimentos sindicais e sociais e partidos progressistas. O evento teve concentração em frente à FIERN e seguiu em passeata pela Avenida Salgado Filho até o IFRN, onde foi realizado um Ato Público.

Durante todo trajeto, as palavras de ordem deram o tom à manifestação e reforçaram a luta em defesa da Democracia, da Petrobras e dos Direitos dos Trabalhadores. A presença de lideranças dos movimentos sociais, sindicais, dos trabalhadores, professores, cultura, mulheres e juventude emprestaram às manifestações nas ruas em grandes ações junto à população a marca da rica e diversificada expressão crítica de um movimento político emergente, em sua expressão popular.

Com a afirmativa de que “com a democracia não se brinca, ela se exerce”, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, apontou para a centralidade da luta em enfrentar a ameaça de golpe à democracia brasileira. “Nossa democracia é ainda muito jovem. E eu vejo com muita preocupação esse ambiente político que está sendo construído, um ambiente político de crise. Uma crise que se você analisar do ponto de vista econômico não tem a dimensão da política. A economia não está nesta crise tão devastadora quanto as pessoas imaginam que esteja, para isso é só olhar os indicadores econômicos. Mas a dimensão política disso está muito além da economia”.

Ao longo do percurso, a cena mais comum foi composta de acenos e manifestações de apoio por um número grande de pessoas que acompanharam a caminhada de seus locais de trabalho, automóveis e ônibus.

O ato contou com a presença da senadora Fátima Bezerra (PT), do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), e dos vereadores Hugo Manso (PT), Fernando Lucena (PT) e Cabo Jeoás ( PCdoB), além de diversos movimentos sociais e sindicais: CTB, CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro), ADURN-Sindicato, Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), Sindicatos dos Rodoviários (Sintro), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Federação Única dos  Petroleiros (FUP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento dos Sem-Terra (MST), Movimento Pela Libertação dos Sem-Terra (MLST), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude Petista do RN, Kizomba, Kilombo, Ajagum Obirin,  Levante Popular da Juventude, Movimento de Lutas nos Bairros (MLB), Federação dos Conselhos Comunitários do RN (FECEB), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e União da Juventude Rebelião (UJR).

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]