Encontro com docentes da FACISA fortalece política de interiorização do Sindicato

Publicado em 24 de setembro de 2015 às 16h32min

Tag(s): Interiorização



Com o objetivo de fortalecer a interiorização das ações do Sindicato, aproximando a categoria da vida da entidade, a diretoria participou, nesta quinta, 24 de setembro, de um encontro com os docentes federais da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), em Santa Cruz.

Foram debatidas questões relacionadas à defesa dos direitos dos professores federais, campanha salarial, previdência, bem como sobre as condições de trabalho e os problemas oriundos da rápida expansão das Universidades e dos Institutos Federais brasileiros. O encontro se apresentou, também, como momento para recepcionar as novas filiações e esclarecer dúvidas sobre assuntos sindicais e jurídicos.

“Com esta iniciativa, queremos avançar ainda mais no estreitamento das relações com os docentes dos campi do interior e contribuirmos para aumentar a representatividade sindical da nossa entidade”, afirmou a diretora do ADURN-Sindicato, Fábia Barbosa de Andrade, na abertura dos debates.

Após a apresentação do plano de atuação sindical da atual diretoria, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, fez uma breve explanação sobre o atual estágio das negociações de Carreira e Salário com o Governo Federal e como as novas medidas econômicas interferem no processo.

Ao falar sobre as expectativas para o término das negociações, o dirigente avaliou “que esse horizonte já está bem visível, mas que não podemos deixar de ter em mente que à medida que o governo vai encontrando mais dificuldades políticas, menos espaço de negociação teremos. Creio que teremos que tomar decisões difíceis e duras, com toda a tranquilidade necessária, e expressá-las aos colegas professores, afinal fomos eleitos para isso, e não fugiremos da nossa responsabilidade”.

Wellington ressaltou a postura do PROIFES-Federação, desde o ano de 2007, e os resultados das negociações nesse período. “Em todas elas o papel da Federação foi fundamental para que conseguíssemos, quando não grandes vitórias, evitarmos maiores perdas para a categoria”, afirmou.

Ao final das discussões, a assessora jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa, fez uma explanação a respeito das ações judiciais movidas pelo Sindicato, orientando a respeito de novas ações que possam ser ajuizadas individualmente, e esclarecendo dúvidas referentes ao novo regime da previdência que atinge aqueles que são servidores públicos federais desde o ano de 2003.

Participaram, ainda, do encontro com os docentes de Santa Cruz o diretor de Assuntos dos Campi da UFRN, Marcelo Henrique Neves Pereira, o diretor de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Harim Revoredo de Macedo, e a tesoureira, Maria Nazaré de Arruda Cardozo.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]