A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 01 de março de 2016 às 11h43min
Tag(s): UFRN
Uma manhã de lazer e conscientização: assim foi a ação contra o Aedes aegypti promovida no último sábado (27), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professores, universitários, servidores e a população geral se uniram em um mutirão de limpeza no Campus Central de Natal e seguiram em caminhada com sacos de lixo para recolher objetos que poderiam se tornar focos de proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, Chikungunya e Zika.
A concentração aconteceu no ginásio da UFRN, com apresentação da banda da Marinha, que ao som do hino nacional brasileiro deu início à programação do evento. O grupo Pau e Lata acompanhou a caminhada pelas ruas da Universidade, nas quais foram recolhidos copos, garrafas, tampas, embalagens de alimentos, pedaços de papelão, entre outros resíduos propícios à acumulação de água parada, o habitat ideal para reprodução do Aedes.
O aluno do curso de Estatística da UFRN, Renan Bezerra, encheu dois sacos de lixo durante o trajeto, juntamente com seus amigos. O jovem garante que faz a sua parte, mas após a experiência se prontificou a também conscientizar os demais colegas da Universidade.
Os servidores terceirizados do setor de limpeza da UFRN estiveram presentes no mutirão, com a mesma dedicação empenhada diariamente para combater o mosquito no Campus. O supervisor, Almir Bertoldo de Souza, explicou que a coleta é realizada três dias por semana. “Agora estamos de olho durante a capinação e poda das plantas. Já saímos com sacos para recolher o que encontramos pelo caminho”, afirmou o servidor terceirizado Jorge Dantas.
Ação conjunta
A pró-reitora de Extensão e presidente do comitê estadual de combate ao Zika, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, agradeceu a participação da comunidade e destacou a importância do comitê formado por instituições públicas e privadas de ensino superior, além das secretarias municipal e estadual de saúde e educação.
“Esta é apenas uma das várias ações realizadas para levar conhecimento a cada vez mais pessoas, nas diferentes escolas e municípios potiguares”, ressalta Fátima Ximenes. A reitora Ângela Maria Paiva Cruz lembrou os danos à saúde provocados pelo Aedes aegypti.
Somente na Maternidade Januário Cicco, da UFRN, foram registrados nos últimos seis meses, 29 casos de bebês com microcefalia, doença relacionada ao Zika vírus. “Cada um é responsável por cuidar dos seus lares e de todos os ambientes propícios à proliferação do mosquito, pois devemos cuidar das crianças e jovens do futuro. Nesta ação, vamos colocar a mão na massa e olhar para a UFRN, nossa grande casa”, disse Ângela Paiva.
A ação contra o Aedes aegypti contou ainda com passeio ciclístico, jogos e brincadeiras infantis, peças teatrais e apresentação de mamulengos. “Estamos satisfeitos com a presença da população nessa manhã festiva e informativa. Esperamos ter cada vez mais pessoas nas próximas mobilizações”, avaliou Breno Cabral, coordenador da iniciativa e pró-reitor adjunto de Extensão.
Contribuíram para o evento o PIBID de Biologia e Educação Física, as Pró-reitorias de Extensão, Administração e Gestão de Pessoas, as Superintendências de Infraestrutura e Informática, o grupo universitário de escoteiros, o Restaurante Universitário, a Escola Agrícola de Jundiaí, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), a Comunica (FMU, TVU e Agecom), a Ascom/Reitoria, o Departamento de Educação Física, a Ouvidoria, a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e o projeto disciplinar SACI de saúde coletiva.
Fonte: Agecom/UFRN