ADURN participa do Grandes Temas

Publicado em 06 de agosto de 2009 às 15h09min

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A ADURN participou, nesta segunda-feira (03), do programa Grandes Temas, na TV Universitária. O tema do debate foi “O desempenho do docente na UFRN”. A ADURN foi representada pelo seu Diretor de Política Sindical, Francisco Wellington Duarte, que dividiu a mesa de discussões com o Reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, com o professor do Departamento de Comunicação Social e publicitário, Ricardo Rosado e com o professor do Departamento de Engenharia de Computação, Ricardo Pinheiro.
O assunto foi abordado devido a insatisfação de alunos de graduação quanto a atuação de alguns dos seus professores. Ivonildo Rego reconheceu que a atuação dos docentes passou por várias mudanças nos últimos anos e que isso influencia diretamente na sala de aula. De acordo com o Reitor, “hoje o professor tem mais obrigações do que, por exemplo, há dez anos. Ele está em uma base de pesquisa, em um programa de pós-graduação e, com isso, seu trabalho na graduação fica prejudicado”, disse.
Entretanto, Ivonildo alegou que esse problema atinge menos de 10% dos professores da UFRN, segundo dados da avaliação docente, um questionário respondido por todos os alunos de graduação ao término de cada semestre.
Para Wellington Duarte, fatores como a baixa remuneração dos docentes, em comparação com outras carreiras do funcionalismo público federal, estão entre as principais causas de um mau desempenho dos professores em sala de aula, provocando, assim, o descontentamento dos estudantes. Porém, o Diretor da ADURN reconheceu que houve avanços significativos nesse campo, principalmente com o acordo salarial firmado entre a categoria e o Governo em 2007, e que alguns problemas devem ser solucionados com a reestruturação da carreira, que está em discussão nos Ministérios do Planejamento e da Educação.
Os professores Ricardo Rosado e Ricardo Pinheiro concordaram que o crescimento da UFRN nos últimos anos pode ser considerado como um dos principais fatores para a queda do desempenho de alguns docentes. Pinheiro, inclusive, sugeriu que as próximas mudanças sejam debatidas amplamente com a categoria a fim de evitar acúmulos de tarefas e, assim, prejudicar a graduação.

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