ADURN promove I Encontro dos Aposentados da entidade

Publicado em 14 de agosto de 2009 às 16h49min

Tag(s): Aposentados



O I Encontro dos Aposentados da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN), que está sendo realizado hoje, no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), aborda a reestruturação da carreira docente e o seu reflexo para os aposentados no cenário atual. O evento dá ênfase as perspectivas e a atuação da Pró-reitoria de Recursos Humanos junto aos aposentados e irá promover a integração dos professores inativos da UFRN.
Com este evento a ADURN reconhece a importância da ação para os aposentados. “Na UFRN nunca teve essa integração. Quase 50% dos associados são inativos e pensionistas, e quando se aposentam se distanciam da instituição e do sindicato. Queremos reverter isso”, declarou professor José Maxwell, diretor de Política Educacional e Científica da ADURN.
A programação do evento conta com palestras, mesas de discussão e debates. O credenciamento dos participantes teve inicio às 8h, e a abertura oficial às 8:30h seguida da palestra sobre “A Concepção da nova carreira do magistério superior e o enquadramento dos aposentados”, que será ministrada por Eduardo Rolim de Oliveira, vice-presidente do PROIFES, e Virgínia Lúcia Siqueira de Melo, coordenadora do Movimento de Resgate da Cidadania do Servidor Público/PB.
As atividades serão retomadas às 14h30 com Elizabeth Aparecida Bittencourt, diretora de Políticas Sociais do PROIFES, Eva Batista Caldas, secretária geral da ADUFC, João Bosco Araújo da Costa, presidente da ADURN, e Francisco Jaime Mendonça, presidente da ADUFEPE, abordando o tema ‘A realidade dos aposentados no enquadramento na atual carreira: visão das universidades da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte’. Na última palestra, às 16h, João Carlos Tenório Argolo, pró-reitor de Recursos Humanos da UFRN, e Mirian Dantas dos Santos, diretora do DAP/UFRN, tratarão da ‘Atuação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos junto aos docentes aposentados’. Ao término do evento, será oferecido um coquetel e sorteio de brindes.
Ao falar sobre a importância do evento, a professora aposentada Terezinha Aranha afirma que “eles nunca foram tão felizes em focar nos aposentados. Tivemos desesperança e tristeza no afastamento desse pessoal, agora vamos aproximar os aposentados da Universidade. Esse povo não pode ser esquecido e a ADURN está possibilitando essa ação.” Também se tratando do assunto, o professor Ióris Ramalho declara que “devemos enfatizar a união dos professores aposentados que estão desligados tanto da Universidade quanto entre si. Podemos ver essa ação como uma forma de reivindicar os direitos dos aposentados”.
Serviços


 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]