A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 06 de dezembro de 2017 às 16h00min
Tag(s): Conape
Entidades ligadas à Educação, movimentos sociais e sindicais, organizações, pais e alunos das escolas do Estado e a sociedade civil lotaram o auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesta quarta (06) para discutir a retomada do projeto democrático educacional do país e de enfrentamento aos ataques à Educação Pública.
À luz do Documento Referência da CONAPE 2018, que tem como tema “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”, a etapa intermunicipal do Polo Natal discutiu os eixos que subsidiarão a Conferência Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Norte.
Na abertura da etapa intermunicipal de Educação Popular do Polo Natal, a representante do Fórum Nacional das Universidades Federais da rede pública, professora Márcia Gurgel, avaliou que a CONAPE é um espaço de resistência para o debate das políticas públicas de Educação.
A professora historiou os fatores que culminaram na formação da Conferência Popular, entre eles a restrição das contribuições da conferência para a elaboração da política nacional, com o desmonte da estrutura do FNE, que excluiu entidades históricas da área, como o PROIFES-Federação, e redução da participação de representantes da sociedade civil.
Ao informar da operação da Polícia Federal hoje pela manhã em Belo Horizonte, que conduziu coercitivamente o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Marcia Gurgel avaliou o momento para Educação como de muita gravidade.
Os presentes foram unânimes em avaliar esta ação como mais um ataque ao ensino público e socialmente referenciado. Esse novo ataque à imagem das universidades, consideraram, se insere em um contexto mais amplo de desmonte das instituições de ensino superior.
Para o deputado estadual Fernando Mineiro, presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do RN, este momento de retrocessos e ataques a conquistas e às liberdades, de forma mais ampla, exige dos movimentos ligados à Educação muita responsabilidade para o enfrentamento às inúmeras tentativas de sucateamento e de privatização das universidades públicas.
Presente à etapa intermunicipal popular de Educação do Polo Natal, o professor Ruy Rocha ressaltou o compromisso do ADURN-Sindicato no acompanhamento e construção da CONAPE 2018, e salientou a urgente necessidade de retomar e fortalecer a democracia, consolidando as estruturas que promovam a participação popular. Do contrário, pontuou, a Educação pública brasileira seguirá profundamente ameaçada.
“É preciso destacarmos a importância de garantir que as metas do Plano Nacional de Educação sejam cumpridas e que haja investimento na Educação, duramente atacada por este governo. Daí a importância de compor a CONAPE e construir as etapas anteriores ao evento, municipal e estadualmente", pontuou Ruy.
As Conferências Intermunicipais Populares de Educação (COIMPE 2017), com datas previstas para o período de novembro a dezembro de 2017, antecederão a Conferência Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Norte (COEPE/RN), a ser realizada em março de 2018, em Natal.