UFABC ameaçada em sua autonomia

Publicado em 15 de março de 2018 às 11h40min

Tag(s): Autonomia Universitária



No momento em que o país vivencia uma preocupante série de ataques à autonomia universitária, o ADURN-Sindicato vem manifestar sua preocupação e repúdio a mais um desrespeito do governo Temer à Constituição Federal de 1988 com o atraso na nomeação do professor Dácio Roberto Matheus para reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Eleito por ampla maioria pelo colégio eleitoral da UFABC, o professor Dácio deveria ter sido nomeado para comando da instituição até o início de fevereiro. Contudo, o ministério da Educação resolveu estender por tempo indeterminado a gestão de Klaus Capelle. 

Em carta aberta, entidades representativas dos docentes, técnicos administrativos e alunos da UFABC manifestaram preocupação com o atraso na nomeação do novo reitor e ressaltaram que "Dácio tornou-se o primeiro da lista em um cenário em que os dois outros nomes receberam apenas um voto".

Reafirmamos a necessidade de reencontro do compromisso com os valores fundamentais da democracia e dos princípios consagrados na Constituição Federal, dentre os quais se sobrelevam a defesa e o respeito à autonomia universitária.

Diretoria do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]