Presidente Lula cria Universidade Federal da Fronteira Sul

Publicado em 17 de setembro de 2009 às 09h39min

Tag(s): CUT



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira(15), em Brasília, a lei de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A instituição terá campi nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Cerca de 10 mil estudantes de graduação serão atendidos. Vários representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) estiveram presentes na cerimônia e comemoraram este grande avanço na educação pública dos três estados do Sul.
Segundo informações do MEC, as obras começam no próximo ano, mas a partir de março a universidade funcionará em espaços provisórios. A estimativa é de que 2.160 alunos sejam selecionados no primeiro processo seletivo, que terá como base as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para atender todos os estudantes com um ensino de qualidade, serão contratados 158 professores e 145 técnicos, também em 2010. Pelas previsões, 500 professores e 340 técnicos estarão trabalhando em 2013, quando a universidade deve estar em pleno funcionamento. Para despesas de custeio, investimentos e pagamentos de servidores, à UFFS serão destinados R$ 306 milhões até 2012.
A UFFS oferecerá os cursos de administração, agronomia, aquicultura, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, desenvolvimento rural, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de alimentos e licenciaturas em filosofia, história, geografia, sociologia, pedagogia, português, espanhol e educação no campo. A sede da universidade ficará em Chapecó (SC) e os demais campi, em Cerro Largo e Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR).
O coordenador geral da Fetraf-Sul, Altemir Tortelli, destaca que a criação da UFFS foi reflexo de um amplo debate nascido junto aos movimentos sociais e que a escolhas dos locais de funcionamento da universidade foi democrática e amplamente discutida com a comunidade. "Estamos celebrando e comemorando este grande avanço para nossa grande mesorregião. Temos certeza que todos os nossos esforços valeram a pena quando vemos consolidado este grande sonho", afirmou Tortelli.

CUT -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]