Editorial - Docentes da UFRN vão conhecer nesta terça propostas de Carreira Docente

Publicado em 01 de junho de 2009 às 11h09min

Tag(s): Noticias



Na próxima terça-feira, dia 24, a ADURN vai realizar debate sobre Carreira Docente, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. O evento será uma ótima oportunidade para os docentes da UFRN conhecerem as duas propostas de carreira que hoje fazem parte do Movimento Docente. A grande questão é como, na atualidade, construir uma carreira que seja a expressão concreta da realidade que nos cerca.

A proposta de carreira docente do ANDES-SN nasceu no XVII Conselho Nacional dos Docentes (CONAD) de Pelotas (RS), realizado em 1993, e foi debatido durante o XIII Congresso de Viçosa (MG), realizado em fevereiro de 1994. O projeto foi protocolado em julho de 1998 no MEC. A proposta de carreira do PROIFES-Sindicato foi construída, por sua vez, numa reunião ocorrida no início de março desse ano.

A necessidade de um debate acerca da Carreira Docente tornou-se algo prioritário, na medida em que no dia 24 de abril, o governo instalará o Grupo de Trabalho (GT) de carreira que, até o presente, só tem garantida a presença do PROIFES-Sindicato, devido ao fato dele ter assinado o acordo em dezembro de 2007, juntamente com a CUT e, posteriormente com o SINASEFE. O ANDES-SN, entretanto, pleiteia a sua inclusão nesse Grupo de Trabalho, uma vez que essa entidade não assinou o acordo.

Agora é o momento do Movimento Docente se debruçar sobre as diferenças entre as duas propostas, e debater intensivamente com as lideranças das duas entidades - “Qual delas está mais próxima dos anseios da categoria?”; “Como a carreira pode, ao mesmo tempo, ser baseada na titulação e na carreira em si”; e “Como a produção científica, a pós-graduação e a administração podem ser incorporadas na carreira e levadas à aposentadoria?”.

A Diretoria da ADURN espera que o debate da próxima terça-feira (24), contribua para o fortalecimento da nossa entidade, e esclareça aos docentes sobre a necessidade de escolher a melhor proposta de carreira para a categoria, e defende ainda, que o debate sobre Carreira Docente se amplie nacionalmente.


Fonte: Comunicação ADURN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]