Por Rafael Duarte
Advogado e ativista dos Direitos Humanos no Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Caldas (1961 – 2017) terá sua vida e trajetória contadas em documentário.O lançamento de “A Rua Grita Dionísios” acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 18h30, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, na UFRN.
O filme é dirigido por Anália Alencar e Sérgio Ferro.
Após a exibição do documentário haverá debate sobre o processo de produção com a equipe realizadora, abordando temáticas como cultura em direitos humanos e segurança pública na contemporaneidade.
O filme relata a trajetória de militância em Direitos Humanos de Marcos Dionísio Medeiros Caldas, partindo de uma narrativa subjetiva e feminina que tece os pontos de intersecção entre a história de vida de Marcos e a atual crise de violência e desigualdade social no Rio Grande do Norte.
Marcos Dionísio foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e se destacou como um grande mediador de conflitos. Ele esteve à frente, por exemplo, do comitê popular da Copa, que ajudou a evitar a desapropriação de dezenas de moradores em razão das obras do Mundial de 2014 organizado pela Fifa no Brasil.
Filiado ao PCdoB, Marcos Dionísio morreu em 2017 em decorrência de câncer.
O evento é uma realização do Centro de Referência de Direitos Humanos Marcos Dionísio, Adurn-Sindicato, Sinsenat, além dos mandatos do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) e da deputada federal Natália Bonavides (PT).
Fonte: Saiba Mais