A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 04 de junho de 2019 às 19h54min
Tag(s): Plebiscito
Desde às 8 horas desta segunda-feira (05) os docentes da Universidade do Rio Grande do Norte estão sendo chamados pelo ADURN-Sindicato a participar do plebiscito que definirá a adesão, ou não, da categoria à Greve Geral Nacional do próximo dia 14 de junho.
Para esclarecer as dúvidas dos docentes a respeito da consulta, o presidente do sindicato, Wellington Duarte, respondeu os principais questionamentos da categoria na entrevista a seguir, confira:
POR QUE O ADURN-SINDICATO ESTÁ REALIZANDO UM PLEBISCITO PARA ADERIR, OU NÃO, À GREVE GERAL CONVOCADA PELAS CENTRAIS SINDICAIS PARA O DIA 14 DE JUNHO?
Antes de se tornar sindicato, as decisões sobre greve envolvendo os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte eram deliberadas por meio de assembleias, no qual compareciam basicamente os sindicalizados.
Ao longo dos anos, o número de docentes presentes às assembleias foi se tornando cada vez menos representativo, o que descreditava diante da categoria as deliberações sobre deflagração de greve.
Diante disso, em 2011, após a ADURN se tornar sindicato, foi inserido no Estatuto o dispositivo do plebiscito, que é “acionado” em caso de a assembleia deliberar favoravelmente pelo indicativo de greve. Dessa forma, o sindicato submete a decisão para toda a categoria dos professores da ativa.
No caso do plebiscito em andamento, os docentes sindicalizados presentes à assembleia realizada em 24 de abril deliberaram pelo indicativo de greve e, seguindo o que foi indicado, a diretoria encaminha essa decisão para que a categoria se pronuncie.
POR QUE A GREVE É DE UM DIA?
A proposta de greve por um dia foi definida pelo conjunto das centrais sindicais e a Diretoria do ADURN-Sindicato a encaminhou na assembleia do dia 24 de abril, que aprovou a proposta.
QUEM PARTICIPA DO PLEBISCITO?
Os professores que estão na ativa.
POR QUE OS APOSENTADOS NÃO PARTICIPAM DO PLEBISCITO?
Os aposentados não participam do plebiscito, pois há um entendimento que, em caso de greve, são os professores que estão em atividade que devem definir pela deflagração, ou não. Isso impede qualquer questionamento jurídico a respeito da legitimidade do plebiscito diante dos órgãos fiscalizadores.
EXISTE UM LIMITE MÍNIMO PARA LEGITIMAR O PLEBISCITO?
Não. O Estatuto do ADURN-Sindicato não tem essa limitação.
SE A CATEGORIA DECIDIR PELA GREVE, QUAIS OS PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS PELA DIRETORIA?
O resultado do Plebiscito será informado na página do Sindicato (www.adurn.org.br) e em seguida será apresentado para o Conselho de Representantes, que se reunirá quinta-feira, 06 de junho. Logo em seguida será encaminhada a documentação, hoje exigida, à Reitoria. Essa ação é necessária para estarmos legalizados com relação a decisão dos professores, preservando seus direitos e os do Sindicato.
ATÉ QUANDO VAI O PLEBISICTO?
Até amanhã, 05 de junho, às 18 horas.