Marcha Virtual une setores da sociedade civil em defesa da vida em meio à pandemia

Publicado em 09 de junho de 2020 às 09h34min

Tag(s): Cidadania



A Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, realiza nesta terça-feira (9) uma marcha virtual. Com transmissão ao vivo das atividades pelas redes sociais, o “Dia V” objetiva despertar a necessidade de fortalecimento dos valores fundamentais para o enfrentamento da pandemia de covid-19: a vida humana, a saúde, o SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação.

Pautado pela defesa do direito à vida como o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza, o movimento define que as medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal.

Dessa maneira, o Sistema Único de Saúde (SUS) torna-se instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde. E a solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna.

Considera, ainda, imprescindível a defesa da preservação do meio ambiente e da biodiversidade, que garantam a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável, bem como o respeito à democracia e à Constituição, fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

Além dos debates online, um tuitaço está marcado das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida. Às 16h será realizado um ato político com a apresentação dos pontos essenciais defendidos no documento da Frente Pela Vida endereçada a parlamentares.

A manifestação se encerra com apresentações culturais online transmitidas das 18h às 19h.

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real através do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus. Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Frente pela Vida

A Frente é conduzida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. Dezenas de outras entidades aderiram à iniciativa.

Programação

Manhã – até 12h: Atividades organizadas pelas entidades e movimentos, como webninars, e mobilizações nas suas próprias redes sociais

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app)

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”;

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha;

18h-19h: Programação cultural

Como participar

As informações podem ser obtidas no site oficial da Marcha (www.marchavirtualpelavida.org.br).

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]