Feira Solidária arrecada doações para ajudar população vulnerabilizada em sua terceira edição

Publicado em 15 de junho de 2020 às 14h53min

Tag(s): Escola Agrícola de Jundiaí



Com o objetivo de auxiliar na distribuição de produtos da agricultura familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Feira Solidária entra nesta segunda-feira (15) em sua terceira edição. Nesta etapa, o projeto, que já distribuiu cerca de cinco toneladas de alimentos para quase 600 famílias, irá contemplar moradores da Comunidade da África, na Zona Norte de Natal, e refugiados.

A ação consiste na arrecadação de doações no valor de R$ 20 utilizados para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares dos municípios que compõem a Região Metropolitana e doação a pessoas vulnerabilizadas sócio e economicamente. Em sua terceira edição, o programa vai disponibilizar um e-book de gastronomia como prêmio.

Este ano, quando os agricultores do Estado começavam a comemorar o fim da seca que durou mais de sete anos na região, veio a pandemia e, como efeito imediato, a queda nas vendas. Não bastasse os prejuízos, o auxílio emergencial de R$ 600 foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para os agricultores familiares que não estão no cadastro único.

Os alimentos comprados através do projeto Feira Solidária são dos assentamentos Quilombo dos Palmares e Eldorado dos Carajás, de Macaíba, e Leonardo Silva e Rosário, de Ceará-Mirim.

A ideia surgiu do professor Tarcísio Gonçalves Júnior, que trabalha na Escola Agrícola de Jundiaí, em parceria com a Gabriela Sales, uma das lideranças do movimento Banquetaço.

“A Feira Solidária é um projeto emergencial que surgiu por causa do contexto de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. Inclusive as ações dos voluntários são realizadas com todos os cuidados, evitando aglomerações para evitar o contágio”, esclarece Tarcísio Júnior.

A ação conta com a ajuda voluntária das pessoas, e com o envolvimento do departamento de Antropologia da UFRN, uma empresa privada e também a empresa Júnior do curso de Publicidade e Propaganda da UFRN, a 59mil.

A expectativa é que as cesta sejam preparadas e entregues na terça-feira, dia 23. Só depois, os e-book serão enviados aos doadores.

ADURN Sindicato
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