A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 25 de junho de 2020 às 11h05min
Tag(s): UFRN
Modelos matemáticos e indústria 4.0 serão o tema da última edição desta semana do projeto Ciência em Casa, série de lives científicas promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG/UFRN) em parceria com a Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN). Com objetivo é contribuir para o fortalecimento do pensamento científico, vários especialistas estão esclarecendo questões urgentes diante do atual quadro de pandemia provocado pelo novo coronavírus. As lives, que vão ao ar entre segunda e quinta-feira às 15h, podem ser vistas no canal 5.1 da TV Universitária ou no canal da TVU no YouTube.
Nesta quinta, o professor Tommaso Macri, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) fala sobre os modelos matemáticos de previsão e análise epidemiológica. Em seguida, Luiz Marcos Garcia Gonçalves, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) apresenta soluções da indústria 4.0 no desenvolvimento de equipamentos para ajudar na superação da pandemia. A mediação será do pró-reitor da PPG/UFRN, Rubens Maribondo.
Salva no canal da TVU no YouTube a série de lives do Ciência em Casa pode ser acessada a qualquer momento. Com duração de uma hora, a dinâmica do programa facilita a compreensão dos temas e interação com os participantes. Na primeira meia hora, o tempo é dividido para que cada pesquisador dê sua contribuição sobre o tema sugerido. A meia hora seguinte é dedicada ao debate entre os dois com apoio do público.
Na primeira live, realizada no dia 22, o debate aconteceu entre o médico Kleber Luz, do Departamento de Infectologia (Dinfec) que discutiu “diagnóstico, cuidados e tratamento da covid-19”, e Antonino Condorelli, do Departamento de Comunicação Social (Decom) que abordou sobre “fakenews e pandemia”. A mediação foi do diretor da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom) José de Paiva Rebouças.
No dia 23, André Ducati Luchessi, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), falou sobre desenvolvimento de kits para diagnóstico da covid-19, e o professor Antonio Manuel Gouveia, do Departamento de Farmácia (DFARM) tratou sobre ensaios clínicos para avaliação de tratamentos da covid-19. A mediadora foi Fernanda Nervo Raffin, professora do DFARM.
Nesta quarta, 24, o primeiro tema debatido foi “Desenvolvimento de medicamentos e vacinas para a covid-19”, apresentado por Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, e Arnóbio Antônio da Silva Júnior, professor do DFARM. A discussão seguinte tratou de “Reabilitação respiratória pós covid-19”, com Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi, professor do Departamento de Fisioterapia (DFST). A mediação foi do professor Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito, professor DFARM.
Próxima semana
O debate continua semana que vem com nova série de apresentações e discussões. Na segunda-feira, 29, André Luís Cabral de Lourenço, professor do Departamento de Economia (DECO), fala sobre a “Retomada econômica pós-pandemia” e Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) aborda a “Utilização de TI como ferramenta na pandemia”. A mediação será novamente do diretor da Agecom, José de Paiva Rebouças. As demais lives serão divulgadas posteriormente.
Fonte: UFRN