Pesquisa nacional investiga ensino remoto na alfabetização de crianças

Publicado em 03 de setembro de 2020 às 19h20min

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Cerca de 30 universidades brasileiras e 100 pesquisadores estão desenvolvendo a pesquisa interinstitucional Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia da Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) por parte dos professores que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

No Rio Grande do Norte participam a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Na UFRN, a atividade está sendo coordenada pelas professoras Denise Maria de Carvalho Lopes, Maria Cristina Leandro de Paiva e Jacyene Melo de Oliveira Araújo, do Centro de Educação (CE). 

A primeira fase da pesquisa tem caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário destinado aos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Até o momento, já foram contabilizados mais de 13.000 formulários respondidos em todas as regiões do país. O questionário está disponível neste link.

A segunda fase tem como finalidade construir dados acerca das condições de ensino na modalidade remota, através de entrevistas. No caso do Rio Grande do Norte, os professores participantes da segunda etapa serão selecionados, entre outros critérios, pela representatividade regional. 

A iniciativa da ação, tem por objetivo conhecer como vem se operacionalizando o trabalho pedagógico escolar no campo da aprendizagem e ensino da leitura e da escrita junto às crianças da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nesse momento de suspensão das atividades presenciais e do isolamento social,  imposto pela pandemia da covid-19. Além disso, busca investigar como está sendo recebida, por professores que atuam nessas etapas da educação.

De acordo com a coordenação, a relevância da pesquisa está na construção de dados acerca das condições e modalidades de trabalho pedagógico no contexto da pandemia e da visão dos professores sobre a PNA, com a finalidade de contribuir para uma base de dados de âmbito local e nacional. 

Fonte: UFRN

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