ADURN-Sindicato realizará ato político-cultural em defesa da vida

Publicado em 11 de março de 2021 às 10h09min

Tag(s): Ato Político



O evento acontecerá, remotamente, às 17h do dia 18 de março

No próximo dia 18 de março, ao completar um ano de trabalho remoto, o ADURN-Sindicato realizará um ato político-cultural em defesa da vida. Na ocasião, diretores e convidados baterão um papo virtual sobre as diversas ações da entidade ao longo desses 365 dias, e prestarão homenagem aos docentes que tiveram suas vidas ceifadas pela Covid-19.

A decisão pelo imediato fechamento da sede se deu pela real preocupação dos dirigentes com a saúde daqueles que diariamente passam pelo local. Junto ao encerramento das atividades presenciais, surgiram demandas específicas do cenário pandêmico, levando a diretoria a somar esforços para seguir atuante em um formato que, até aquele momento, ainda se apresentava como obstáculo para muitos dos que fazem o ADURN-Sindicato. Como resultado, temos que as ações empreendidas têm beneficiado tanto os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quanto funcionários do Sindicato e grupos sociais externos à Universidade.

“A diretoria do ADURN-Sindicato entendeu desde o início que o momento exigia união, especialmente diante de um governo federal que negligencia o combate à pandemia e se recusa a apresentar medidas de proteção efetivas, voltadas para os mais diferentes setores da sociedade. Por isso, nos últimos doze meses, o Sindicato buscou se integrar a movimentos que atuam em diferentes frentes para contribuir com estratégias que pudessem fazer esse combate”, explicou o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

Com as demandas específicas, foram colocados em prática projetos como o Arte Potiguar em Casa; as Aulas Públicas; as lives de lançamento de livros em parceria com a Cooperativa Cultural da UFRN; o apoio à ação José Costa Leite para sempre, do Museu Câmara Cascudo (MCM); a doação de alimentos e itens de saúde para instituições sociais potiguares. Em paralelo, os docentes continuaram tendo à sua disposição, remotamente, atividades como atendimento jurídico e convênios com empresas de diferentes ramos que garantem até 40% de desconto em seus produtos/serviços para professores sindicalizados.

Além disso, o ADURN-Sindicato seguiu, junto às demais entidades em defesa da educação, na luta exitosa pela manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb; e contra as Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que promovem o desmonte do serviço público no país.

Todas essas ações serão revisitadas no evento virtual, que será realizado a partir das 17h e poderá ser acessado através do canal do YouTube do ADURN-Sindicato. Na oportunidade, em alusão ao Dia Internacional de Luta da Mulher que foi comemorado no último dia 8 de março, serão disponibilizadas camisetas temáticas para as docentes sindicalizadas.

“Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar deste evento que marca um momento histórico para a entidade e para a UFRN como um todo. A luta pela vida continua!”, ressalta Oswaldo Negrão, diretor do ADURN-Sindicato.

Serviço

Ato Político-Cultural ADURN pela Vida

Data: 18 de março de 2021

Hora: 17 horas

Onde acompanhar? https://www.youtube/c/adurnsindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]