A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 10 de maio de 2021 às 09h54min
Tag(s): UFRN
No último dia 3 de maio, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou remotamente a Cerimônia de Recepção dos Membros Afiliados — 2020-2024 e 2021-2025. Entre os eleitos está o professor Bruno Ricardo de Carvalho, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN).
A cerimônia — que já foi realizada no Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN) em 2019 — costuma acontecer durante simpósios científicos, quando os novos membros apresentam suas pesquisas, entretanto, em virtude da pandemia de covid-19, foi dividida entre apresentações remotas que serão realizadas ao longo do ano.
O trabalho do pesquisador do DFTE está na área de nanociência e nanotecnologia, utilizando a luz para entender a física básica em nanomateriais com o uso da “espectroscopia óptica”. Dessa forma, é possível estudar a interação da luz com a matéria e buscar entender como os materiais reemitem luz, fornecendo informações do comportamento dos elétrons e das vibrações atômicas. Esse é um trabalho de fundamental importância para a nanotecnologia e o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos.
O físico comemora sua eleição, vista por ele como um reconhecimento também do trabalho desenvolvido pela UFRN. “É uma honra ter sido indicado e eleito membro afiliado da ABC. Isso é um reconhecimento e confiança por parte da comunidade científica do Brasil pelo trabalho que desenvolvo. A ABC é o ponto de união da ciência do país, fazendo com que todos na academia tenham uma voz mais alta. Assim, é uma oportunidade que tenho de estar representando o DFTE, o PPGF e a UFRN, como um dos jovens pesquisadores, com menos de 40 anos, reconhecido pela ABC, pois aumenta a visibilidade da instituição”, disse.
O professor Carvalho está entre os 60 jovens cientistas de excelência eleitos para os períodos de 2020-2024 e 2021-2025. Como parte de sua entrada para a ABC, ele apresentará uma palestra sobre a sua pesquisa no dia 16 de novembro.
Fonte: UFRN