I Seminário do EBTT reuniu 50 professores durante a manhã de hoje

Publicado em 03 de dezembro de 2009 às 15h04min

Tag(s): EBTT



O I Seminário do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, organizado pela ADURN, reuniu hoje professores de vários estados da nova carreira do EBTT, no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância (Nepi), anexo do Núcleo de Educação Infantil (NEI). A mesa foi composta pela Secretária Geral da ADURN, Gilka Pimentel; pelo Presidente do Proifes, Gil Vicente; pela Diretora do Proifes e representante do ensino básico da UFSCAR, Matilde Dos Santos; e pelo Diretor do Proifes responsável pelo ensino básico e representante da UFMG, José Eduardo Borges.
O evento iniciou às 08h30, coordenado pela professora e idealizadora Gilka Pimentel que, na ocasião, cumprimentou os representantes de cada unidade presente e introduziu o tema a ser debatido – ‘Concepção de carreira do EBTT: desafios da regulamentação e implementação.
Logo em seguida, o Presidente da ADURN, João Bosco Araújo, falou da satisfação de poder colaborar para a realização do Seminário e afirmou que “a atual Diretoria da ADURN se preocupa em expandir seus trabalhos e propostas para o interior do Estado, de forma a integrar cada vez mais todos os docentes que constituem a UFRN”.
A primeira parte do evento teve continuidade com a explanação do Presidente do Proifes, Gil Vicente. Gil apresentou um painel prestativo com a evolução das tabelas salariais, e falou rapidamente sobre a questão do quadro docente do ensino básico ligado à universidade. Ainda sobre o quadro docente, o Presidente do Proifes lamentou o fato de que “existe uma disputa desleal no direcionamento dos professores concursados, na qual o ensino básico não tem um banco próprio como acontece com o ensino superior.” Além disso, Gil tratou da progressão de categorias docentes e dos critérios para que haja essa progressão em diferentes instituições. Assuntos aprofundados pelos Diretores do Proifes Matilde Dos Santos e José Eduardo Borges.
Para Paulo Xavier, representante do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS), “o evento está conseguindo informar sobre os problemas enfrentados em cada unidade de ensino. A partir daí, podemos trocar experiências, discutir soluções e a forma para alcançá-las. Portanto, o Seminário nos permite uma força maior de negociação. Ainda a tratar da importância do evento, Suzana Medeiros, Diretora no Núcleo de Ensino da Infância da UFRN (NEI), afirma que “o evento veio para dá visibilidade à carreira dos docentes do EBTT dentro da Universidade. Através de discussões a respeito das dificuldades enfrentadas, e no que se trata dos professores dentro das IFES, a ADURN consegue dá o devido valor ao contingente dos profissionais que fazem uma educação de qualidade nessas instituições”.
Um pequeno intervalo ocorreu das 11h00 às 11h15, quando foram retomadas as discussões que se encerraram às 12h15. A segunda parte do Seminário inicia às 14h30 com o tema: ‘Relato de experiências: desafios e perspectivas’.

 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]