Cumbre Sindical conta com a participação de mais de 500 líderes do Mercosul

Publicado em 08 de dezembro de 2009 às 12h26min

Tag(s): CTB



Mais de 500 líderes de 13 centrais sindicais se encontram em Montevidéu para participar da 9ª Cumbre Sindical do Mercosul, cuja atividade principal aconteceu na última segunda-feira (7), um dia antes da reunião de chefes de Estado também marcada para a capital uruguaia.
Durante os dois dias que antecederam a Cumbre, todas as lideranças sindicais participaram de reuniões preparatórias, durante as quais foi possível fazer um profundo levantamento política da atual realidade sul-americana, bem como traçar quais serão as lutas e desafios para o ano de 2010.
Decidiu-se durante os trabalhos que precederam a Cumbre pelo lançamento da campanha “Mais igualdade salarial entre homens e mulheres”, já que ainda existem na região diferenças da ordem de 30%, em média, unicamente por questões de gênero. Também mereceu destaque a repressão aos trabalhadores em território colombiano. Por outro lado, as recentes vitórias eleitorais de José “Pepe” Mujica, no Uruguai, e de Evo Morales, conduzido para mais um mandato na Bolívia, foram motivo de satisfação entre os sindicalistas.
O secretário-geral da PIT-CNT, principal central sindical do Uruguai, afirmou que durante a Cumbre os sindicalistas tentarão obter uma plataforma comum, que contemplem os trabalhadores de toda a região, apesar das diferenças regionais apresentados pelas lideranças de cada país. “A luta agora é para que todos os trabalhadores dos países do Mercosul tenham os mesmos direitos. Isso vai nos conduzir a um tipo de luta superior”, disse, em entrevista ao jornal La Republica.
A CTB participa ativamente da Cumbre. Sua delegação contra com o presidente Wagner Gomes, o secretário de Relações Internacionais, João Batista Lemos, a secretária das Finanças Adjunta, Gilda Almeida, o secretário da Juventude Trabalhadora, Paulo Vinicius Santos da Silva e o dirigente Gilson Reis.

CTB -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]