UFRN tem 22 cientistas entre os mais influentes dos países do BRICS

Publicado em 27 de setembro de 2021 às 09h46min

Tag(s): Ciência UFRN



O cientista Martín Cammarota, do Instituto do Cérebro lidera a lista dos pesquisadores mais bem colocados na lista da AD Scientific. Entre as pesquisadoras mulheres, Selma Jerônimo (CB e IMT) é a do topo da lista da UFRN.

O cientista Martín Cammarota, do Instituto do Cérebro lidera a lista dos pesquisadores mais bem colocados na lista da AD Scientific. Entre as pesquisadoras mulheres, Selma Jerônimo (CB e IMT) é a do topo da lista da UFRN

A UFRN tem 22 cientistas incluídos na lista dos principais nomes da pesquisa nos países que formam o BRICS (grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A lista atualizada foi divulgada na quinta-feira (23/09) e é feita pela AD Scientific – uma das mais respeitadas instituições de dados sobre pesquisa no mundo. Essa quantidade de cientistas fez com que a UFRN ocupe este ano a posição 94 entre as 1.033 Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas nos cinco países do grupo e em 15ª no Brasil.

Os pesquisadores indicados estão espalhados por diversas áreas da UFRN, sendo cinco do Instituto do Cérebro (ICe), cinco do Centro de Biologia (CB), cinco do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), três do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e os outros quatro, Instituto de Química (IQ), Instituto Metrópole Digital (IMD), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Centro de Educação (CE). O cientista Martín Cammarota, do Instituto do Cérebro lidera a lista dos pesquisadores mais bem colocados na lista da AD Scientific. Entre as pesquisadoras mulheres, Selma Jerônimo (CB e IMT) é a do topo da lista da UFRN.

De acordo com o realizador, o AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. O novo índice usa o total e os valores dos últimos cinco anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações) e pontuações de citação no Google Scholar. Além disso, a proporção do valor dos últimos cinco anos corresponde ao valor total dos índices acima mencionados.

“É importante e deve-se comemorar as colocações da UFRN nesta lista, ainda mais, quando enfrentamos um cenário de desinvestimento nas universidades e negacionismo dos estudos científicos. Por outro lado, também devemos lamentar a pouca quantidade de brasileiros nessa classificação. Somos um país grande, com excelentes pesquisadores e poderíamos ter uma maior representatividade”, afirma o professor e pesquisador do Departamento de Física Teórica e Experimental, José Dias do Nascimento.

Usando um total de nove parâmetros, o Índice Científico AD mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outros). Assim, cientistas e universidades podem obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo.

Veja lista de cientistas citados pela ordem da AD Scientific

1. Martín Cammarota – ICe
2. Eduardo Silva – IMD
3. Carlos Martinez Huitle – IQ
4. Selma Jerônimo – CB e IMT
5. Sidarta Ribeiro – ICe
6. Kenio Costa de Lima – DOD/CCS
7. Lia Bevilaqua – ICe
8. Farinaldo Queiroz – DFTE/CCET
9. Adriano Tort – ICe
10. Hugo Roch – DBQ/CB
11. Fredy Enrique Gonzalez – DPEC/CE
12. Gandhimohan Viswanathan – DFTE/CCET
13. Eudenilson Albuquerque – DBF/CB
14. Sandro José de Souza – ICe
15. Benjamin Bedrega – DIMAp/CCET
16. Francisco Hilario Bezerra – GEO/CCET
17. Iris do Céu Clara Costa – DOD/CCS
18. Carlos Roberto Fonseca – ECL/CB
19. Janine Inês Rossato – DFS/CB
20. Leila Batista de Souza – DOD/CCS
21. Oswaldo Hajime Yamamoto – DEPSI/CCHLA
22. José Dias do Nascimento – DFTE/CCET

Veja a classificação completa da AD Scientific

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]