A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 25 de outubro de 2021 às 16h01min
Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas
Escritor, editor e quadrinista, o potiguar Marcio Coelho lança nesta quarta-feira (27), dois dos seus mais novos trabalhos: a revista em quadrinhos “Carcará” e o livro infanto-juvenil “Meu Pé de Jaboticaba”. O evento será transmitido às 19h30 pelo canal do YouTube do ADURN - Sindicato, encerrando a programação de outubro do projeto Encontros e Conversas.
Apesar do lançamento conjunto, as obras têm temas e processos de criação diferentes. Segundo o autor, a única relação entre elas é que foram viabilizadas pela Lei Aldir Blanc. “Quando concluí ‘Carcará’, a Fundação José Augusto resolveu estender o prazo para todos os trabalhos. Pensei comigo: vou fazer outra revista em quadrinhos. Porém, não tinha mais material que desse para fechar uma nova revista, desisti.”
Então, o que deveria ser outra HQ acabou se transformando em um livro infanto-juvenil, como explica Marcio Coelho: “quando resolvi fazer o livro “Meu pé de jaboticaba” fui procurar nos meus desenhos algo que pudesse compor um livro infanto-juvenil. E aí dei de cara com uma ilustração minha de um garoto em cima de um galho conversando com um bicho parecido com uma cobra. Lembrei que no sítio que a minha família se confraternizava tinham alguns pés de jaboticaba, e talvez tenha vindo daí parte da ideia.” Entre processo de criação e entrega, “Meu Pé de Jaboticaba” levou apenas quatro dias para ficar pronto.
“No livro, tudo acontece quando os personagens se encontram no pé de jaboticaba. E a partir daí, o leitor vai se deparar com uma história atual, “em que nossos jovens, acostumados com a vida cheia de eletrônicos, terão que deixar pra trás tudo isso e vivenciar uma estranha aventura nos galhos de uma árvore”, conclui o autor potiguar.
O processo criativo da HQ “Carcará” foi bem distinto do livro infanto-juvenil; nela, Marcio Coelho teve a oportunidade de desengavetar alguns trabalhos antigos. “A revista em quadrinhos Carcará é minha praia, sempre fiz quadrinhos. No processo, juntei algumas HQs que estavam prontas e fui finalizando outras que faltavam. Algumas HQs falam de coisas da Cultura do RN, mas boa parte das HQs poderia acontecer em qualquer parte do mundo”, explica.
A revista Carcará foi contemplada com o prêmio Evaldo Oliveira em histórias em quadrinhos (que é uma homenagem ao artista natural de Areia Branca que desenhou o Recruta Zero durante 20 anos). O prêmio faz parte da distribuição de recursos coordenada pelo Governo Estadual através dos fundos da Lei Aldir Blanc. Tanto “Carcará” como “Meu Pé de Jaboticaba" foram escritas, ilustradas e editadas por Marcio Coelho e podem ser adquiridas na Livraria da Cooperativa Cultural da UFRN.
Serviço
Lançamento das obras “Carcará” e “Meu Pé de Jaboticaba”
Quando? Dia 27 de outubro de 2021
Que horas? Às 19h30
Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato