Inscrições para o evento, que acontece em julho do próximo ano, em Natal (RN), estão abertas

Publicado em 14 de dezembro de 2009 às 16h54min

Tag(s): SBPC



Foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na última sexta-feira, 11, o lançamento da 62ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em Natal de 25 a 30 de julho de 2010, com o tema "Ciências do Mar: herança para o futuro".
A solenidade ocorreu no hall da reitoria da UFRN e contou com as presenças do reitor José Ivonildo do Rêgo, do vice-presidente da SBPC Otávio Velho, e de membros da diretoria da entidade, cientistas e autoridades acadêmicas da universidade.
A cerimônia de lançamento contou a apresentação do Coral Madrigal, da Escola de Música da UFRN. O evento também serviu de oportunidade para a entrega do prêmio ao vencedor do concurso para escolha do cartaz e a frase alusiva à 62ª Reunião Anual da SBPC. José Marinho Neto ganhou um notebook das mãos de Otávio Velho.
Foram agraciados com menções honrosas outros quatro classificados no concurso: Denise Paiva da Silva, Marcos André Trigueiro de Lucena, Marcus Viní¬cius Brandão e Vitor Thiago Costa. Fizeram parte da comissão julgadora do certame as professoras do curso de Design, do departamento de Artes da UFRN, Luiza Rabelo e Claudia Moutrhe, e a professora do departamento de Arquitetura, Gleice Elali.
O reitor José Ivonildo destacou na solenidade a importância da Reunião Anual da SBPC para a UFRN e também para a sociedade potiguar. "Eventos como esses criam momentos únicos tanto para a Universidade como para a cidade de Natal e para o Estado do Rio Grande do Norte", disse José Ivonildo. "O encontro anual da SBPC simboliza o crescimento da nossa instituição, simboliza um momento de aglutinação. Mas simboliza também um momento de grande reflexão sobre questões maiores, como as mudanças climáticas, que já foi tema da Reunião da SBPC em Natal em 1988".
O vice-presidente da SBPC Otávio Velho afirmou que não existem diferenças entre as universidades localizadas nas regiões mais ricas e menos ricas do país. "Na SBPC, não consideramos a existência de universidades centrais e universidades periféricas", disse Velho. E, fazendo alusão à UFRN, foi enfático: "Tenho certeza que seremos revigorados pela sabedoria e pela competência dos colegas da UFRN. Acredito que a próxima Reunião trará reflexões benéficas em todos os âmbitos da ciência e da sociedade".
Comissão científica
Também na sexta-feira, 11, foi realizado, na UFRN, o primeiro encontro da comissão científica da 62ª Reunião Anual da SBPC. Participaram diretores e conselheiros das SBPC, além de pesquisadores, convidados pela entidade, que trabalham em áreas relativas às ciências do mar.
"Foi um encontro inicial, para fazermos um primeiro desenho da Reunião Anual tanto em termos de seu formato como em relação aos temas que serão discutidos", informou o secretário-geral da SBPC e coordenador do grupo, Aldo Malavasi. "Na Reunião de Natal haverá novidades no sentido de estimularmos o debate sobre temas ao mesmo tempo polêmicos e importantes para a vida científica brasileira", adiantou.
A próxima reunião da comissão ocorrerá no dia 4 de fevereiro, na sede da SBPC, em São Paulo.

Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]