Linha circular da UFRN deixa de ser gratuita e estudantes marcam protesto na sede da STTU

Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 11h13min

Tag(s): UFRN



A linha circular que voltou a funcionar nesta quarta (1) dentro do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), não é mais gratuita. Muitos passageiros foram pegos de surpresa hoje ao entrar no veículo e descobrir que o transporte dentro do campus estava sendo pago. O valor cobrado é de R$ 3,20 a inteira e R$ 1,60 para quem tem direito à meia passagem.

“Recebemos a informação de que isso poderia acontecer ontem à noite, mas só foi confirmado hoje pela manhã quando o pessoal foi pegar o ônibus. Já tínhamos ocupado a sede da STTU no início do ano cobrando a volta da meia passagem para os estudantes que Álvaro Dias [prefeito de Natal] tirou com a justificativa da pandemia e agora tem essa”, critica Lorran Silva, Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCR/ UFRN).

O circular da UFRN foi suspenso com o início das aulas remotas da Universidade, no segundo semestre de 2020. Deste então, os ônibus que faziam o transporte dos estudantes, gratuitamente, não voltaram mais a circular. Por causa da cobrança de passagem na nova linha, chamada de “alimentador” pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os estudantes convocaram uma manifestação para a manhã desta quinta (2), às 10h, na sede da STTU, no bairro da Ribeira. Além disso, a direção do DCE orienta que os usuários do circular pulem a catraca em sinal de protesto pela cobrança da passagem.

“O circular era gratuito! No mês passado a Prefeitura [de Natal] fez uma proposta para retomada do serviço, mas em canto nenhum estava escrito que ele seria pago! Já fizemos uma convocatória de um ato para amanhã [quarta], às 10h, em frente à STTU, além de atos de pula roleta. Também vamos atrás de um posicionamento da Reitoria, que em outras ocasiões já disse que isso era de responsabilidade da Prefeitura”, detalha Lorran.

Agência Saiba Mais entrou em contato com a STTU para saber sobre a cobrança de passagem no circular, mas nossas mensagens não foram respondidas, nem as ligações atendidas.

“Quem precisa transitar pelo campus hoje está tendo que fazer isso a pé. Durante o dia é esse sol e à noite fica perigoso porque há muitos trechos escuros, a Universidade está apagando as luzes em algumas partes. Até para pegar Uber é complicado em alguns trechos, porque há áreas do campus fechadas para a circulação de veículos”, conta Lorran que, além de Coordenador Geral do DCR da UFRN, também é residente universitário.

 

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]