Os estudantes que fazem um protesto na manhã desta quinta (02), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), no bairro da Ribeira, não aceitaram a justificativa de retirada do circular gratuito da UFRN por causa da queda no número de passageiros durante a pandemia do novo coronavírus no transporte coletivo de Natal.
De acordo com um representante da STTU enviado pela secretária da STTU, Daliana Bandeira, para conversar com o grupo que estava do lado de fora da Secretaria, o movimento nos ônibus da capital caiu para 180 mil passageiros por dia, metade do que costumava ter antes da pandemia. Justificativa que não convenceu os estudantes.
“O Seturn [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos] não está tendo prejuízo. Eles não estão pagando impostos e nunca voltaram com 100% da frota apesar das várias determinações da Justiça. Aí vem Álvaro Dias, que é um prefeito de direita, e manda esse aumento sem sequer conversar com a gente”, critica Lorram Silva, que faz parte da Coordenação Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN.
Apesar da STTU ser um prédio público, os estudantes foram proibidos de entrar na sede da Secretaria. A titular da STTU, Daliana Bandeira, aceitou receber uma comissão de cinco estudantes para explicar a retirada do circular gratuito, mas o grupo não aceitou a proposta.