Professor da UFRN atua em Universidade de Portugal

Publicado em 21 de fevereiro de 2022 às 10h06min

Tag(s): UFRN



O professor Thiago Oliveira Moreira, do Departamento de Direito Privado (Dipri), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, está atuando como Professor Visitante na Universidade Lusófona do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, entre o período de 31 de janeiro a 27 de fevereiro de 2022, ministrando aulas, realizando pesquisas e desenvolvendo projetos.

A oportunidade surgiu do convite da professora Catherine Maia, que é titular da disciplina Direito Internacional Público na universidade portuguesa, após conhecer o professor Thiago através da participação em alguns congressos em Portugal e Espanha e de suas publicações acadêmicas. 

O professor ministra aulas na disciplina Direito Internacional Público e conta que a recepção e a experiência estão sendo positivas: “Uma experiência excelente, em razão do fato de ter a oportunidade de sanar as curiosidades dos discentes portugueses sobre temas inerentes à relação entre o direito internacional e o direito brasileiro. Além disso, a recepção não poderia ser melhor, tanto por parte da professora regente da disciplina, quanto pelos discentes”.

A atuação do professor Thiago em uma universidade portuguesa é importante tanto para a Universidade Lusófona quanto para a UFRN, já que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) exige que os programas de pós-graduação se internacionalizem. “Uma das formas de promover dita internacionalização é com o intercâmbio de docentes, dessa forma, a oportunidade de pesquisar e lecionar em uma universidade portuguesa, sem dúvida, contribui para o quesito internacionalização do nosso Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), da UFRN”, acrescenta o professor.

Além disso, como resultado desse período, a professora Catherine Maia aceitou o convite de Thiago para organizar um livro sobre a temática do Direito Internacional dos Direitos Humanos, bem como para participar do desenvolvimento de artigos científicos em inglês e francês para publicação em revistas e livros na Europa.

Thiago ressalta que a atuação em Portugal se tornou possível a partir do apoio da UFRN, que “foi fundamental, tanto da Reitoria, em conceder o afastamento para missão internacional, como da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), no que concerne ao total apoio para que esse período se tornasse viável".

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]